terça-feira, 15 de junho de 2010

CARMEN MIRANDA


O ano de 2009 marcou o centenário de nascimento de uma das mais emblemáticas, queridas e aclamadas personagens do cenário artístico mundial: a portuguesa de nascimento e brasileira de coração Maria do Carmo Miranda da Cunha, ou simplesmente Carmen Miranda.

O nome Carmen é a redução de "Maria del Carmen", de origem espanhola, muito difundido em razão da ópera "Carmen" de Bizet, a partir de 1875. Assim, Carmen não foi somente um nome artístico, mas, antes, familiar.

Carmen chegou ao Brasil em 1910, indo morar no Rio de Janeiro. Alcançou sucesso nacional e depois mundial como cantora e atriz, conquistando destaques importantes como “a mulher que mais paga imposto de renda nos Estados Unidos", em 1946, ou “a artista de show que mais dinheiro ganha nos E.U.A.", em 1951, isto tudo após deixar sua marca na calçada da fama do Teatro Chinês de Los Angeles, em 1941.

Carmen Miranda morreu em 1955 na sua mansão em Beverly Hills, com apenas 46 anos de idade. Seu sepultamento, no Rio, foi acompanhado por mais de 500 mil fãs.

Até hoje Carmen Miranda é um mito, com fãs por todo o planeta. Só para dar uma idéia, uma pesquisa no site de leilões eBay aponta mais de 200 itens referentes à artista. Entre seus maiores sucessos está a música “O que é que a baiana tem”, gravada em 1939 com Dorival Caymmi.

Poços de Caldas entra na biografia de Carmen Miranda por conta de sua passagem pela cidade no início de 1938, tendo se apresentado com outros nomes importantes como Silvio Caldas e a irmã Aurora Miranda.

Vale a pena visitar o site abaixo, verdadeira enciclopédia sobre a estrela:


Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.


0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .