sábado, 31 de julho de 2010

ESTABELECIMENTOS THERMAES


Vem do livro "Estudos de Crenologia - Aguas Mineraes Sulfurosas", editado em 1936 por Aristides de Mello e Souza essa série de imagens.

Diz o autor, na ortografia da época:

"O primeiro estabelecimento thermal de Poços de Caldas foi inaugurado em 8 de abril de 1886 pelo Dr. José de Carvalho Tolentino, que o mandou construir sobre alicerces que em 1883 fizera levantar o coronel Agostinho Junqueira, agindo ambos pela Empresa cujos interesses alternativamente geriram. Achava-se situado à margem esquerda do Ribeirão de Caldas, cerca de 20 metros abaixo do grupo hydro-mineral de Pedro Botelho".

A legenda original da foto acima conta: "O primeiro balneario construido em Poços de Caldas. - A entrada desse estabelecimento está indicada por uma seta".


"O segundo estabelecimento, o de Macacos, teve sua construcção iniciada em 1893 pelo Dr. José de Carvalho Tolentino, presidente da Empreza arrendataria dos banhos de Poços de Caldas. Deu-se sua inauguração em 1896".


"O terceiro estabelecimento foi posto a funccionar pela Cia. Melhoramentos em 1918, no local hoje ocupado pelo jardim ao lado do Palace Hotel, onde está o monumento de Pedro Sanches de Lemos". A legenda original da foto acima detalha: "Estabelecimento thermal construido pela Cia. Melhoramentos de Poços de Caldas, inaugurado em 10 de abril de 1918".


"Finalmente, as Thermas Antonio Carlos foram abertas ao publico em 16 de março de 1931 e officialmente inauguradas a 29 desse mesmo mez. Em seguida ao regular funcionamento das Thermas Antonio Carlos, foram demolidos o primeiro e o terceiro dos estabelecimentos mencionados segundo a ordem chronologica de sua construcção".


Encerrando, um interessante mapa com a disposição das fontes, bem como as distâncias em linha reta entre elas e as respectivas altitudes em que se encontram. Note que o Ribeirão de Caldas, traçado em azul, passa sob a Rua Paraná, atual Rua Assis Figueiredo.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .