quarta-feira, 14 de julho de 2010

VISITA IMPERIAL


"Poços de Caldas recebeu, a 22 de outubro de 1886, a visita de Dom Pedro II, que veiu especialmente para inaugurar o ramal de Caldas. O imperador chegou acompanhado de enorme comitiva, entre os quaes o Conselheiro Antônio Prado. Ficou em Poços de Caldas dois dias, indo passear na Cascatinha e Cascata das Antas, sendo acompanhado em ambos os passeios por enorme massa popular.

Para receber o Imperador, os dirigentes da cidade mandaram vir de S. João da Boa Vista um carro de praça; mas, ao sahir da estação, o carro atolou e foi preciso um enorme concurso popular para fazer o transporte de Sua Magestade, que veio na companhia da Imperatriz, da Princeza Isabel, do Cinde d´Eu, dos principes e de uma luzidia côrte, entre os quaes o Visconde Ibituruna, o medico do Paço, e varias damas de honor.

O Imperador permitiu que tirassem a sua photographia no meio do povo".

O texto acima foi retirado do livro "Poços de Caldas - Synthese Historica e Crenologica, do Dr. Mario Mourão, publicado em 1933, reproduzido com a grafia da época. A imagem é da mesma obra, e mostra a Fonte Pedro Botelho, em 1901, apenas cinco anos após a visita do Imperador. Clique na imagem para ampliá-la e note ao fundo, na direção do poste, o Palacete da Prefeitura, até hoje sede do Executivo municipal.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .