sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MERCADO MUNICIPAL


"Em 1909 chegou a Poços de Caldas, para tomar posse da Prefeitura, o Dr. Francisco Escobar, pessoa de esmerada educação e cultura invulgar, que em nove anos de governo modificou o ambiente social da acanhada vila, transformando-a num centro de turismo nacional". Fonte: D. Nilza Megale -Memórias Históricas de Poços de Caldas.

O então prefeito mandou edificar, no Mercado Municipal, a nova ala da Rua Francisco Salles (antes só havia a da hoje Rua Assis Figueiredo), além da torre, que ficou pronta em 1916.

A foto antiga é de um cartão postal do acervo do Memória de Poços, e foi enviado com data de 15 de abril de 1918. Mostra a "novíssima" torre do Mercado e postes no meio da rua, ainda sem calçamento.

Quase um século depois, a foto atual mostra que o prédio -hoje ocupado por uma loja de materiais de construção- mantém suas linhas preservadas. Já a Rua Francisco Salles cedeu espaço ao progresso desordenado e visualmente poluído.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .