domingo, 22 de agosto de 2010

POÇOS DE CALDAS EM 1886


Foto Antiga da cidade, mostrando aspectos urbanos da Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, que depois se tornaria Villa dos Poços de Caldas, a partir de 1886, ano da imagem acima, o mesmo da visita do Imperador Dom Pedro II. A foto foi feita a partir do Morro do Itororó, que ficava atrás da atual Igreja Metodista, nas esquinas das ruas Rio Grande do Sul e São Paulo. O morro desapareceu na década de 1950.

A imagem abaixo indica alguns pontos importantes:

1- Rua do Itororó, hoje Rua São Paulo
2- Rua Marquez do paraná, atual Rua Assis Figueiredo
3- Rua dos Poços, atual Rua Rio de Janeiro
4- Capela Nosso Senhor do Bom Jeses da Cana Verde, atual Igreja de Santo Antônio, a primeira da cidade. Foi inaugurada em 1883, permanecendo como Igreja Matriz até 1913
5- Casa do Coronel Agostinho Junqueira, demolida no século 19
6- Estação da Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, inaugurada pelo Imperador no mesmo 1886
7- Hotel da Empreza
8- Chalé construído em 1886 para hospedar o Imperador e a Imperatriz, mais tarde tornando-se consultório do Dr. Pedro Sanches de Lemos
9- Passadiço coberto sobre o córrego, ligando o chalé ao Balneário
10- Balneário Pedro Botelho


Foi possível determinar o ano da foto por dois elementos ausentes na imagem: o Chalé do Conde Prates, cuja construção foi concluída em 1887; a torre da caixa d´água, de 1887, que ficava ao lado do Balneário.

Fonte: Memorial da Cia. Geral de Minas, de Don Williams e Alex Prado. A foto é do acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .