sábado, 4 de setembro de 2010

DOM PEDRO II


Original da foto do Imperador Dom Pedro II, em 1886, na Cascatinha. O Imperador aparece ao centro da foto, com sua longa barba branca. Observe no rodapé da imagem: "Georges Renouleau - Phot - S. Paulo" e "Deposito Casa Jules Martin, R. de São Bento, 61".
.
De acordo com a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais, Jean Georges Renouleau (França 1845 - Brasil 1909) foi pintor e fotógrafo. "Quando chega no Brasil, vai trabalhar inicialmente em Porto Alegre (RS), onde possuiu um estúdio à Rua de Bragança na primeira metade da década de 1870, antes de se radicar na capital paulista em 1875.

Em São Paulo, torna-se genro do célebre litógrafo Jules Martin, proprietário da Imperial Lithographia a Vapor, mantendo um estúdio à Rua Direita 9 até 1890, quando se transfere para a Rua Marechal Deodoro 2. Teve posteriormente, estúdios no Largo da Sé (em 1895), e à Rua Direita 24 (em 1899).

Apesar de ser excelente retratista, notabiliza-se sobretudo por ter sido o responsável pela primeira sessão de cinema realizada no Brasil, em 7 de agosto de 1896, em São Paulo. Extremamente empreendedor, é também pintor, comerciante de equipamentos e produtos fotográficos e cinematográficos, além de exibidor cinematográfico".

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

1 comentários:

Alvaro Ely Monteiro Vilela disse...

Caruso:

Talvez haja aí um engano, pois me parece que a cascata não é a das Antas, mas a da Cascatinha, no bairro do mesmo nome.

Um abraço

Alvaro

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .