segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MOGYANA IMPERIAL


Belíssima imagem enviada por Denis W. Esteves, um dos maiores entusiastas brasileiros da preservação do patrimônio e da história da Cia. Mogyana.

O próprio Denis conta:

"É uma gravura de Jules Martin, representando o prédio da Estação e parte do pátio, em alguma ocasião especial, devido às bandeiras que enfeitam o prédio. Acredito que se trate da inauguração. Em primeiro plano pode-se perceber o girador de locomotivas e a caixa d'água, e, ao lado, alguns montes de terra, sugerindo a execução de obras recentes. À esquerda aparece o depósito de material rodante, aquele mesmo que foi demolido. A Estação ainda apresenta a plataforma antiga, com grades de madeira; o armazém ainda não havia sido construído.

Jules Martin, cujo nome completo era Jules Victor André Martin, era um ilustrador francês radicado em São Paulo. Nasceu em 1832 e se fixou em São Paulo em 1869, tendo em pouco tempo aberto o seu ateliê de litografia, que em 1875 recebeu o nome de Lithographia Imperial. Jules Martin produziu inúmeras ilustrações e mapas de São Paulo e grandes cidades da Província, assim como as obras e as realizações ferroviárias.

Representou em suas gravuras, entre outras, a viagem inaugural da São Paulo Railway (incluindo um "story-board" do acidente com o trem inaugural), a inauguração da estação da Cia. Paulista em Campinas, a inauguração da Estação de Itu, a solenidade de início da construção da Sorocabana.Tornou-se mais conhecido por ser o idealizador do Viaduto do Chá, em São Paulo (objeto de várias gravuras). Também fez a primeira representação da Avenida Paulista e propôs um sistema de 'Galerias de Crystal' no centro de São Paulo, seguindo a tendência européia para setores de comércio sofisticado (que dariam origem aos atuais shopping centers). Jules Martin faleceu em 1906".

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

2 comentários:

Carlos Cornwall disse...

Parabéns Rubens,bela gravura, estive em Poços recentemente na ida para encontro de Ferreomodelismo em São Carlos e fiquei feliz por voces terem conservado o antigo virador(girador) de trens aí. Infelizmente o girador de Varginha foi retirado há vários anos, nossa luta aqui é para que não tirem os trilhos da ferrovia que cruza ainda boa parte da cidade(centro e bairros), mas infelizmente certos politicos da cidade estão fixando essa idéia,mas estamos na luta, para impedir. Só lembrando fiz matéria também e torço para reativarem o trecho poços prata para o turismo.
Abçs
Carlos Cornwall/Advogado.Varignha

AnaCristina disse...

linda gravura!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .