segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

 
Inauguração, em agosto de 1930, da estátua do Presidente Antônio Carlos, que empresta o nome a Thermas. Entre as bandeiras está o Dr. Mario Mourão, em pleno discurso.

D. Nilza Botelho Megale escreveu:

"Monumento de nítida influência Art Decô, em granito bege, ladeado de degraus, encimado pela figura em bronze do Presidente Antônio Carlos, de corpo inteiro, em atitude oratória, vestindo terno jaquetão, tendo a mão esquerda no bolso do paletó e a direita estendida para o público. Na parte da frente, a legenda:

Antônio Carlos Ribeiro de Andrada
Presidente de Minas Gerais
1926 - 1930

Embaixo, junto à base, escultura em relevo representando uma mulher abraçada a uma criança e com a mão esquerda sobre o peito, esboçando um gesto de gratidão. Na parte traseira da estátua, os dizeres:

Este Monumento foi erigido em
Atenção aos Serviços Relevantes ao Bem Público
E a Poços de Caldas
Tendo sido Inaugurado em 27 de Agosto de 1930

Sob a legenda uma escultura de bronze representando um velho alado (o Tempo), abraçado a uma jovem em atitude contrita (a Cidade). Segundo interpretação do escritor Dr. Mário Mourão, significa que "passe o tempo que passar, a cidade não esquecerá sua dívida de gratidão para com este grande e benemérito governante". Sobre as esculturas aparece a assinatura: S. Martins Ribeiro, Rio, 1929".

Deixou ainda D. Nilza: "Durante o governo do Presidente Antônio Carlos foi construído o complexo turístico de Poços de Caldas, compreendendo as Termas, o Palace Hotel, Palace Casino e o Parque da Fonte Luminosa. A estátua está na Praça Pedro Sanches, em frente às Termas".

Conheça a biografia do Presidente Antônio Carlos aqui.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .