sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEMÓRIA DE POÇOS DE CALDAS NA ESCOLA

Fundada em 16 de fevereiro de 1922, a  Escola Mista ocupava um prédio na então Rua Paraná, hoje Rua Assis Figueiredo, visando o ensino do curso Primário. Em 1934, a denominação muda para Colégio Sete  de Setembro e, em 1967, instala-se na rua Paraíba, onde permaneceu até 1981, já incluindo os cursos pré-escolar e 1o. grau. Nesse ano, a escola é transformada em entidade beneficente sem fins lucrativos, vinculada à Maçonaria, mudando para o atual endereço, na rua Corumbá.
 
Memória de Poços de Caldas esteve hoje no Colégio Sete de Setembro, a convite da Prof. Cássia, para uma conversa com alunos do ensino fundamental. Entre os temas discutidos, claro, a história da cidade, particularmente no período final do segundo Império, que coincide com a chegada da ferrovia, além da importância da internet como ferramenta de estudos e preservação hisórica, os cuidados com a pesquisa e a qualidade da informação.
 
No hall da escola foi montada uma mini-exposição, com algumas imagens fornecidas pelo Memória de Poços de Poços de Caldas.
  
É essa a proposta: reunir em espaço virtual o acervo memorial disperso, possibilitando a socialização desse valioso conteúdo, com livre acesso aos interessados no tema, em especial os estudantes.
 
À Prof. Cássia e aos Alunos, agradecimentos e parabéns pela iniciativa.
  

2 comentários:

Alexandre Cagnani disse...

Grande Caruso,
Não tem nenhuma foto postada? Como antigo aluno da Escola da Da. Nicolina, a Escola Sete de Setembro,na Rua Assis, gostaria de ver alguma imagem do seu arquivo no blog.
Abraços

Alexandre Cagnani

Maria Cássia Magalhães D'Ambrósio disse...

Rubens:

Não tirar foto foi um GRANDE ERRO!!!
Quero que vcs voltem no início do próximo ano.
Gostaria de criar uma espécie de " blog papel" num dos murais da escola com curiosidades, atualidades e muita história de Poços, Minas, Brasil e o mundo.
Conto com a ajuda de vcs. (COM MUITAS FOTOS DO ENCONTRO ! )

OBS: A pedido dos meninos, vamos fazer um passeio até os pilares da mogiana .
Conquista do nosso encontro!!!
Obrigada,
Cássia.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .