sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

HYDROTHERMOPOLIS

Material extraído do livro "Poços de Caldas", de Homero Benedicto Ottoni, relatando um artigo de seu pai, David Benedicto Ottoni, que foi prefeito da cidade em 1905. Confira:
  
"Havendo o jornalista Jose Augusto de Paiva Teixeira se transferido de Uberaba para Poços de Caldas, fundou nesta localidade o hebdomadário “A Revista de Poços": O seu primeiro número tem a data de 20 de março de 1904. Encerra o primeiro ano de existência com no. 52, de 12 de março de 1905. Noticiosa, dedicava-se a assuntos locais. Nessa Revista escreveu Dr. Ottoni uma série de artigos focalizando interêsses da estância, em número de vinte e um, intitulados EM PROL DE POÇOS. Em outros artigos abordava assuntos de interêsse geral.
  
Eis como, quando prefeito municipal interino, concebia o conjunto urbanístico de Poços de Caldas, e os expunha na edição de 26 de fevereiro de 1905 daquela Revista, quase todo já realizado:
  
     “Dentre poucos anos Poços possuirá um estabelecimento de água modelo, hotel de primeira ordem, luxuoso, anexo a esse grandioso estabelecimento, primor de architetura, toda a sorte de diversões, salões de concerto, salão para leitura de todos os jornais, dispondo de confôrto quasi ideal, tendo o mais completo serviço de carros, etc.
     Em frente a esse magnifico estabelecimento, um dos mais lindos parques.
     Extensa alameda comunicará a villa com um dos mais encantadores bosques, onde difficilmente se poderá dizer o que mais se deva apreciar, si o espetaculo sumptuoso da nossa bella cascata das Antas, si o capricho do artista na disposição do conjunto.
     Bondes elétricos em continua communicação repletos de banhistas e touristas trarão em immediata correspondência a belíssima Villa de Poços ou a Hydrothermopolis, com o grande parque das Antas, o nosso Bois de Bologne ou o nosso Plater.
     No longo trajecto, lindissimas chacaras bordarão as margens da magestosa alameda, todas ellas de estylo inteiramente novo.
     Campestre, Botelhos, Machado deverão a esse tempo estar ligadas a Poços por carros a tracção electrica, para passageiros e cargas e o movimento commercial será enorme".
  
Notas: Bois de Boulogne ou Bosque de Bolonha é um parque de Paris. No local, Santos Dumont realizou algumas de suas experiências aerostáticas entre 1898 e 1903. Quanto a Plater, não foi possível localizar referências, para o que o Memória de Poços de Caldas solicita ajuda dos leitores. "A extensa alameda" é a Avenida João Pinheiro. 
 

2 comentários:

Ricardo Barassal Panariello disse...

Meu Amigo de muitos anos, sucesso!!!
Vc merece!!!
Forte abraço
Pana

Rubens Caruso Jr. disse...

Muito obrigado!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .