sábado, 5 de fevereiro de 2011

CALÇADAS E JARDINS

 
Se tem uma coisa da qual nos orgulhamos são os jardins centrais de Poços de Caldas. Pode prestar atenção: sempre tem alguém cortando grama. Parece até que metade dos milhares de funcionários municipais são jardineiros.
  
Mas boa parte dessa beleza é pura aparência. Uma cidade bonita se faz, entre outros, com natureza exuberante, jardins e parques bem cuidados. Mas detalhes aparentemente pequenos como um meio-fio desalinhado e interferências de determinadas obras contribuem negativamente com o cenário.
  
Compare as duas imagens acima, feitas no mesmo ponto da Avenida Francisco Salles. A mais antiga é de 1962, a colorida é atual. Note que a calçada era regular e a vegetação de arbustos limitava a beira do rio mas não escondia a vista. Observe a largura e higiene do passeio antigo. Agora preste atenção na situação de hoje: calçada estreita, encardida, mato alto para disfarçar a estrutura medonha do Monotrilho, além da enorme proteção de concreto na base do pilar. Estamos escondendo nossa cidade atrás de um aparente "conservacionismo verde".
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
  

1 comentários:

Alexandre Cagnani disse...

Caruso,
Como nossos administradores de "antigamente" eram mais ciosos e conscientes!
Até quando irá perdurar a novela "Monotrilho". Isso já passou da hora de se resolver.Todos os prazos já foram estorados, nenhuma cláusula salvaguarda a manutenção deste monumento à incapacidade, desrespeito e a péssima engenharia.
Alexandre Cagnani

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .