segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CIRCUITO DAS ÁGUAS - 1959


Finalmente apareceu um filme sobre as corridas de rua que aconteciam em Poços de Caldas. O vídeo acima foi publicado no blog do Flávio Gomes, enviado por Luciano Uchida.
De acordo com Gomes, trata-se da "primeira vitória de um DKW em corridas no Brasil. Foi em 1959, no III Circuito das Águas, em Poços de Caldas". Ao volante do cupê #64, Mário César de Camargo, o Marinho, maior piloto da história da Vemag. Essa vitória teria estimulado a fábrica a montar um departamento de competições".
Há na internet alguns relatos sobre a prova e seus protagonistas:
"Em outubro de 1959, Poços de Caldas (MG), Marinho chegou com o DKW, carrinho pequeno, motor três cilindros, dois tempos, e alinhou contra os carros da época, possantes carreteras com mais que o dobro de sua cilindrada e potência. Marinho não se intimidou, foi à luta e venceu a corrida na geral. Começou aí sua fama de Rei das Corridas de Rua".
"Em outubro de 1959, viajando com a equipe da Vemag, foi assistir os “III Circuito de Poços de Caldas” (MG). Na comemoração da vitória do “Marinho” Camargo, em um restaurante da cidade, pediu uma omelete. Veio uma coisa enorme, que passava da bordas do prato. Quando alguém perguntou quem era aquele garoto com 13 anos, o preparador Sergio “Cabeleira” respondeu: “Não está vendo? É o “Papa-Omelete!”. Sobre Jan Balder, importante nome do automobilismo brasileiro.
No filme é possível ver ainda o lendário piloto Chico Landi e seu inconfundível boné, bem como cenas tomadas na Rua Assis Figueiredo (palco de um acidente), a torre do Mercado Municipal, a largada e imagens feitas da varanda do palacete da Prefeitura Municipal, entre outras
Na bandeirada, uma pessoa que aparenta ser o então prefeito David Benedito Ottoni Filho.
Para saber mais, clique aqui e aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .