quarta-feira, 2 de março de 2011

LINHA DIVISÓRIA ESTADUAL

  
A imagem acima mostra o mapa da divisa entre MG e SP, na região de Poços de Caldas, publicada no livro "Memorial da Cia. Geral de Minas", de Don Williams e Alex Prado. "Mapa oficial da divisa conveniada entre Minas Gerais e São Paulo. O traçado da 'Linha do acordo de 28-9-1936' foi a nova divisa. O traçado do 'Laudo Villeroy' resultava do estudo de uma comissão, concluído em 1932, porém não aceito pelos dois Estados", relata o livro.
  
Os autores foram buscar o mapa em "As divisas de São Paulo e Minas Geraes: Relatório da Comissão dos Limites de São Paulo e MInas Gerais", publicado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1937, de autoria de Francisco Morato.
  
A foto abaixo mostra o marco número 60, um dos que foram colocados ao longo da divisa, indicado em vermelho no mapa, próximo ao Córrego do Campestrinho. Está localizado no km 19 da pista que liga Poços de Caldas a Campestrinho. Outro pequeno pedaço da história que pode ser tocado.
 

A indicação em amarelo no mapa mostra o local do Obelisco da Cascata. Saiba mais clicando aqui.
 
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .