segunda-feira, 25 de abril de 2011

AS ASAS DA PANAIR - II

Memória de Poços de Caldas recebeu importante relato do leitor Rubens Custódio, com referência ao material publicado em 11 de fevereiro de 2011, denominado "As Asas da Panair", que pode ser conferido aqui.
   
Acompanhe alguns trechos do material:
  
"Estou lhe enviando este email com o objetivo de colaborar com o seu excelente site e com a história da aviação brasileira. O fato é relativo à matéria publicada no jornal Brand News em 2005 e lida por mim no seu site Memória de Poços em 11 de fevereiro de 2011.
   
Wilson Danza não foi piloto da Panair do Brasil e muito menos foi o piloto que trouxe do Chile a Seleção Brasileira de Futebol de 1962. Ele e seu irmão Walter Danza eram funcionários da Panair em Poços de Caldas, no escritório da companhia aérea localizado na galeria do Palace Hotel. O fato é o seguinte -com textos dos jornalistas Glauber Gonçalves, de O Estado de São Paulo, e Sérgio Barbalho:
   
Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
O piloto Georg Bungner, hoje com 91 anos, orgulha-se de ter sido o comandante que trouxe de volta as seleções campeãs do mundo de 1958 e 1962. "Fui escolhido por João Havelange, que fora meu colega de natação - ele no Fluminense e eu no Flamengo", conta. Havelange era presidente da CBD, atual CBF. Bungner foi piloto da Panair do Brasil, uma das maiores empresas aéreas que o País já teve. "Eles (os jogadores) vieram alegres, mas não extrapolaram. Em 1958, o destaque era o Pelé, embora fosse o mais quieto", recorda.
   
As novas gerações desconhecem a Panair, uma das pioneiras do transporte aéreo no País. Muitos brasileiros ignoram essa época de ouro da aviação brasileira ou nem ouviram falar sobre o tema.
   
Seguem fotos do Comandante da Panair do Brasil Georg Bungner, da aeromoça Edmeé Bungner, sua esposa e aeromoça da Panair e dos vôos com a Seleção Brasileira Campeã e Bicampeã Mundial de Futebol-1958 e 1962, e do Avião Douglas DC-7C Seven Seas prefixo PP-PDM da Panair do Brasil.
 
 
 
Rubens ainda complementa: "Poços esteve sim nas asas da Panair em 1962, com o Capitão da Seleção Brasileira Bicampeã Mundial de Futebol", e encerra com o texto de Milton Neves, disponível aqui.
   
Memória de Poços de Caldas agradece os esclarecimentos prestados por Rubens Custódio.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .