sábado, 7 de maio de 2011

PALACETE DA PREFEITURA, 100 ANOS

Sete de maio de 1911 é a data de inauguração do prédio da Prefeitura de Poços de Caldas. Um século de muitas histórias: quem sabe o que foi decidido de bom e de ruim ali? Onde estarão os arquivos que contam 1200 meses de história? Um diário de mais de 36 mil dias, das muitas gerações de coronéis, acadêmicos e socialistas de verdade e de fachada que pisaram as tábuas corridas do prédio, perdido?
   
Descaracterizado em relação ao projeto original, de modo a acompanhar o crescimento dos serviços e os caprichos de um ou outro titular, o velho palacete da Francisco Salles há anos merece um cuidado à altura da importância histórica que possui. A mais recente ideia é desativá-lo como sede do Executivo, transformando-o em mais um espaço cultural, o que tanto pode ser bom como pode dar-lhe o mesmo destino da sorumbática Urca, sempre carente de alguma obra, fruto da evidente falta de manutenção preventiva, comum a quase tudo que leva o sobrenome "municipal" em Poços de Caldas. Não quer dizer que o prédio esteja ruindo, mas sequer pintura as paredes recebem.
   
Um século depois, o Palacete da Prefeitura havia recebido bolo e velhinhas antes da hora, quando a própria prefeitura apontou o mês de março como o da inauguração, ainda que assumindo a imprecisão. Em 13 de março, Memória de Poços de Caldas publicou a data correta, mas a falta de humildade ou mesmo a invariável ignorância diante deste site impediram que a municipalidade corrigisse a informação, redundando na desinformação ao alcance de cidadãos, mídia e estudantes.
 
Saiba mais clicando aqui e aqui.
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .