quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AS BANHEIRAS DE ANTONIO CARLOS

Depois de ver os filmes de 1927 sobre a visita do Presidente Antonio Carlos a Poços de Caldas, saber que em 1931 foi inaugurada a Thermas com seu nome, constatar que esse patrimônio histórico sobreviveu por 80 anos em condições quase milagrosas a todo tipo de ação técnica ou política, é impossível não se assustar com o destino dado às belíssimas banheiras nesta que promete ser a derradeira reforma do Balneário.
   
Durante recente apresentação a um grupo de arquitetos e interessados, os responsáveis pela obra informaram que as preciosas banheiras seriam substituídas por novas, produzidas em fibra. Não é preciso ser gênio para saber que as "modernas" não durarão 25% do tempo que duraram as originais. E também não é preciso ir longe nas pesquisas para saber que ou se poderia recuperar as banheiras originais, ou, num extremo, mandar reproduzi-las no padrão original. Há outros pontos questionáveis nesse processo de "modernização" da Thermas, como a construção de uma piscina interna não aquecida, conforme apresentado, mas isso é assunto para vereadores, Justiça ou jornalistas de verdade, que andam rareando.
   
Para dar uma amostra do cuidado com a manutenção e a preservação do patrimônio histórico, na mesma apresentação foi informado que as banheiras, "propriedade" da Codemig, a mesma que está "pagando" os R$ 10 milhões dessa obra, seriam enviadas a Belo Horizonte.
   
Mas uma boa fonte desmente a fala. As fotos abaixo mostram em que condições estão armazenadas as peças, junto a um galpão oficial, em local com cerca derrubada, sem a menor segurança, correndo o risco de serem destruídas por vândalos ou mesmo "removidas" pelos amigos do alheio. Precariedade é o termo.
   
Do luxo ao lixo. Não seria de espantar se as banheiras acabarem como cochos de gado em algum sítio da região.
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.  
 

4 comentários:

AnaCristina disse...

nooossa, isso vai virar um criadouro de dengue, nao vai nao?

Rafael Ferreira disse...

Ja eu ouvi falarem na TV que as banheiras não apresentam mais condições de assepsia e seriam enviadas pra um depósito em Araxá...na hora fiquei pensando é que elas iriam parar eu um balneário de Araxá,isso sim...

Jonas disse...

Não seria temporário?

Rubens Caruso Jr. disse...

Ana, pode virar sim, e de outras pragas também. Jonas, acredito que é temporário, mas não é preciso mais do que alguns minutos para que algum vândalo de fim ao material. Reitero que o local está sem qualquer proteção!
Obrigado.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .