segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MOGYANA, MUITO ALÉM DA FERROVIA

A contribuição da Cia. Mogyana ao desenvolvimento de Poços de Caldas não se resume ao progresso transportado pelas composições ferroviárias. Importantes obras civis têm a assinatura da empresa, caso da Avenida Francisco Salles e da Praça Pedro Sanches.
   
O livro "Poços de Caldas", de Homero Benedicto Ottoni, na pequena biografia do prefeito David Benedicto Ottoni (no site da Prefeitura de Poços de Caldas o nome do prefeito está grafado de maneira incorreta), relata:
   
"Ao findar o ano de 1904, ainda primeiro Juiz de Paz, e já eleito vereador da Câmara Municipal, mandou derrubar o remanescente das primitivas matas no perímetro urbano, e que se estendiam da rua da Vala até a estação ferroviária, atualmente o leito do ribeirão da Serra. Incumbiu dessa tarefa a Antéro de Castro auxiliado por cêrca de 60 trabalhadores. Queimado o mato e limpo o terreno, obteve do Inspetor Geral da Companhia Mogiana, Dr. José Pereira Rebouças, a cooperação da via férrea, que estendeu um desvio pela margem direita do ribeirão. Aterrando e levantando essa margem, até então baixa ao nível das águas, resultou a avenida que projetara e a que se denominou Francisco Salles.
  
Anteriormente já havia a Mogiana prestado o seu concurso, auxiliando no atêrro da praça Senador Godoy".
Canalização do Ribeirão de Poços, em 1908

 
Taludamento da rua da Vala, hoje Avenida Francisco Salles

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

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