quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MOGYANA?

História real: um incauto turista está em Poços de Caldas e dirige-se à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, portando o material promocional denominado "Poços de Caldas de braços abertos para você!", no qual se lê "CIT Centro de Informações Turísticas - Praça Paul Harris, s/nº - Antiga Estação Ferroviária".
   
Lá chegando, o cidadão depara com uma, de fato, antiga estação ferroviária. Olhando sem minúcias, surpreende-se pela aparente conservação da fachada. Adentra o saguão do prédio e pensa no que leu no mesmo folheto oficial: "Você sabia? Já hospedamos Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Dona Leopoldina (sic), que vieram para a inauguração do ramal da Estrada de Ferro Mogiana. Esse acesso trouxe grande parte dos turistas de São Paulo para cá, desde o início do século XX".
   
Animado, o visitante dá mais uns passos em direção à plataforma da Estação, e o que encontra?
 Encontra cabeça e braço do Papai Noel, da "banheira" que ficou diante da Thermas no Natal passado.
 Encontra um luminoso da Secretaria de Turismo, sabe-se lá de que era, jogado como sucata.
 Encontra dezenas de cadeiras e mesas de plástico, talvez as mesmas usadas nas Sinfonias das Águas.
 Encontra bancos de madeira talvez servindo de cercadinho para materiais diversos.
 Encontra uma horrorosa cobertura, de estilo "rústico", cravada sem dó no leito da ferrovia.
Encontra a Kombi e outras viaturas da prefeitura.
 Encontra duas geladeiras tombadas, largadas ao relento.
 Encontra a placa da inauguração da "obra de adequação" da Estação.
 Encontra uma caixa de som no banheiro.
 Encontra coisas que nem dá para entender o que são.
Encontra até a rampa feita sem critério sobre o histórico ladrilho hidráulico da plataforma.
  
Pensando estar num filme de terror o viajante recua, assustado com o cenário, certamente imaginando o que o aguarda -se a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de uma cidade turística é assim, o que esperar pela frente?
 
Pois é. O viajor pode -e vai- encontrar muita coisa boa e bonita em Poços de Caldas. Mas é necessário deixar registrado (e nisso a internet é imbatível, já que jornal dura um dia e noticiário da tv ou do rádio quase ninguém grava) como a atual administração de Poços de Caldas vem tratando o patrimônio ferroviário, propriedade do Povo brasileiro, tombado pelo município como "Patrimônio Histórico". A própria prefeitura, que gosta de ressaltar a presença do Imperador por essas paragens, não se inibe de transformar a Estação Mogyana num muito mal-ajambrado depósito.
   
Agindo ou deixando de agir, os principais responsáveis pelo que se vê nas absurdas imagens acima (feitas nos dias 8 e 10 de dezembro de 2011) são: Sr. Paulo César Silva, prefeito de Poços de Caldas; Sra. Gláucia Boaretto, vice-prefeita; Sra. Maria Lúcia Mosconi, secretária de turismo; Sr. Marco Antônio Dias de Paiva, diretor de turismo; Sr. Misael de Mendonça, secretário de planejamento, desenvolvimento urbano e meio ambiente; Sr. Osmero Pelegrinelli Jr., presidente do Condephact -o conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, cultural e turístico da cidade; Sr. Waldemar A. Lemes Filho, presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas.
  
Para contestar a verdade dura e triste das fotos e dos fatos, o espaço está aberto, democraticamente. Não se trata de um desafio, mas de um chamado à consciência cidadã. Autoridades, diante da importância de um patrimônio dessa magnitude -o "Ramal de Caldas" é o único ainda ativo da Cia. Mogyana, vivo apenas pelo trânsito de bauxita- deveriam sempre se perguntar: "devo, posso, quero"?
 
Mais do que um debate romântico sobre o passado, o assunto pertence ao futuro de Poços de Caldas: é da antiga Estação Mogyana que se vislumbram muitas soluções para problemas da cidade, incluindo transporte público urbano. O leitor é convidado. Participe.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 
Atualizando: a prefeitura informa que no próximo sábado, 17 de dezembro, premia os contribuintes com o IPTU em dia. A entrega dos prêmios será às 10h, na Fepasa, de acordo com a nota oficial. Para quem não sabe, "Fepasa" é a Estação Mogyana, a mesma do assunto acima. Uma ótima chance para munícipes, mídia e autoridades apreciarem a "decoração".
   

15 comentários:

Anônimo disse...

Será que eles irão fazer algo ? Se eles mesmo não respeitam nem a si e muito menos a história ?????????????

Rafael Ferreira disse...

Será que isso é um atestado de falta de inteligencia?Será um ''hobby'' desse pessoal tornar mais dificeis as coisas?

Não deu pra aprender a lição com as Thermas e o Palace?Durante anos a fio deixaram que os edificios fossem virando ruínas e depósito de toda sorte de porcarias nos corredores fechados...até que se viu a necessidade de interdição e milhões gastos na recuperação...não é mais fácil conservar?

De fato,a vista que se tem dessa tralha toda amontoada na estação é N O J E N T A !

alÔ autoridades,chega desse blablabla eleitoreiro de voces,ninguem se deixa envolver mais por esse tipo de discurso;os senhores serão julgados (nas urnas,inclusive)por suas ações,e o descaso com o patrimonio numa cidade como Poços é inaceitável.Ja perdemos o Polytheama,o palacete da prefeitura esta às moscas,o complexo Santa Cruz literalmente um pavor,não se ve nenhuma iniciativa na direção de tomar e preservar o chalé Prates (talvez seja bom pra cidade ele se deteriorar até ruir completamente naquele local onde quase não se ve turistas...).

Por gentileza,cumpram suas obrigações e façam seu trabalho.

obrigado.

EFGoyaz disse...

Muito lastimável. É uma pena o que estão fazendo com uma cidade tão bonita quanto Poços de Caldas.

AnaCristina disse...

:-(
a rampa em cima do ladrilho foi a gota d'agua, que tristeza!

Clodoaldo disse...

Deu nojo de ver o estado que está a estação...acho que essa é a palavra que dá pra resumir em uma primeira opinião, em seguida vem o descaso e o amadorismo das pessoas nas funções que exercem.Não é necessário nem comentar a qualificação do Sr.Waldemar Filho...que tal o site convidar as autoridades para um entrevista sobre o assunto? Aposto que muito leitores do site irão acompanhar de perto.

Adriano Mussolin disse...

Que vergonha... não dá para acreditar que um local desse não é um dos principais pontos turísticos de Poços. Enquanto em outros lugares as estações e os trens são tratados como bens a serem explorados para os turistas e para a população, aqui são deixados ao Deus-dará...
Vergonha, vergonha, vergonha....

Carmen Lúcia Junqueira Arantes disse...

Nossa, Caruso!


Que fotos chocantes!

Quanto descaso!

E falar o quê? As fotos já dizem tudo.

Nossa estação está mais para um mercado livre.


Pena que não sensibilizam quem tem o poder de tomar alguma atitude.


Triste Poços de Caldas!

Rubens Caruso Jr. disse...

ANÔNIMO, já que parece não haver a visão necessária, cabe a nós cidadãos mostrar a realidade. E aqui não está uma discussão que envolva dinheiro, já que "crise" tem se tornado uma desculpa fácil. Trata-se planejamento, organização, visão de futuro e até higiene -as geladeiras jogadas no pátio ilustram esse ponto.
RAFAEL, o patrimônio é da União, mas quem ocupa tem que zelar dignamente pela conservação.
MARCIO, concordo, é uma cidade tão bonita. O problema é que os olhares estão voltados para o que acham "mais bonito".
ANA, a rampa é inacreditável. Tenha certeza que ao vivo é muito pior.
ADRIANO, realmente, uma vergonha. Só discordo de um ponto: a Secretaria de Turismo é sim um dos principais pontos turísticos de Poços. Chama até de Centro de Informações Turísticas.
CARMEN, há mais problemas ali que não foram mostrados ainda. Os que têm o poder de tomar uma atitude são os cidadãos. A indignação é o começo.
Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Parece que nossas autoridades fazem questão de apagar a história do nosso país, fazendo jus ao slogan : "Brasil, um país sem memória"!! Não bastasse dizimar o transporte ferroviário, ainda maltratam todo resquício que dele resta. Neste caso, a tortura à história não para no descaso ao patrimônio material e prossegue ao intelectual. Publicar em um folheto oficial que a esposa de D. Pedro II foi Dona Leopoldina é um acinte!!! Basta uma rápida pesquisa na internet para saber que a imperatriz e esposa de D Pedro II era Dona Teresa Cristina. Os responsáveis por tal publicação têm por obrigação cuidar para que as informações transmitidas sejam fiéis a realidade. Dupla vergonha para a Gesão Pública de Poços de Caldas.

Denis W. Esteves disse...

Caruso,
Isso é surreal! Como podem o sr. Prefeito e seu grupo continuarem degradando dessa maneira o mais significativo patrimônio histórico e cultural de Poços de Caldas? Já não basta toda a lambança que fizeram até agora? E o Conselho do Patrimônio, porque não dá um basta nesse circo dos horrores? Me desculpe, esqueci que o infeliz que hora preside esse Conselho é mais um que gravita em torno do prefeito.
Até se pode compreender a nefasta atuação que prefeito teve até pouco tempo em relação ao conjunto da Cia. Mogyana, pois o mesmo poderia dizer que não tinha noção da situação, afinal, inépcia não é crime. Porém, depois de tudo o que se falou e fez ultimamente por esse soberbo conjunto arquitetônico, do tanto que você e outros mostraram claramente a importância desses bens e a necessidade urgente de proteção, o prefeito insistir em enxovalhar ainda mais esse conjunto, é no mínimo uma declaração de que ele não respeita nem se preocupa com a identidade ou o futuro dessa cidade. Poços de Caldas se viraria melhor sem essa patuleia (des)governando a cidade.
Abraços.

Rubens Caruso Jr. disse...

ANÔNIMO, esse "pequeno deslize" do material oficial, ao trocar o nome da Imperatriz, era (e ainda é) tema do próximo assunto do Memória de Poços de Caldas. Demonstra bem a importância que dão ao assunto.
DENIS, sua indignação é a minha. São mais de três anos de pesquisas e a prefeitura igonra solenemente inclusive que a Estação e vizinhos estão no perímetro de tombamento.
Falta aquele "olhar humano" sobre o patrimônio.
Um abraço

Ralph Mennucci Giesbrecht disse...

Pois é. Historia ferroviaria e outras "histórias" são tratadas pelas prefeituras grandes partes das vezes como lixo. Mesmo que tomarem vergonha e milagrosamente arrumem tudo amanhã, correm o risco de o próximo prefeito trancar e abandonar tudo. Já vi isso acontecer em inúmeras cidades. Cultura é prioridade zero e quando sobe um pouco de nível nunca está a salvo de cair para o fundo do poço novamente.

Ângela M. M. M. dos Santos disse...

Caruso

O Patrimônio Natural e o Tombado estavam dentro das atribuições do antigo Departamento de Preservação Ambiental hoje DMA, pois entendia-se que deveria existir uma Política de Presevação dos patrimônios natural e construído (tombado) pois esta associação é o que torna Poços de Caldas uma cidade tão original. Infelizmente tombam o natural e aviltam o construído que registra nossa história. Triste Poços de Caldas
Ângela M. M. M. dos Santos

Rubens Caruso Jr. disse...

Ângela, de fato o patrimônio cultural está protegido pela mesma lei (9605/98)que trata do meio-ambiente. Confira aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm
Triste Poços de Caldas.
Um abraço.

Rubens Caruso Jr. disse...

RALPH, é duro constatar que, justamente no prédio da Estação Mogyana está instalada a Secretaria de Turismo e CULTURA! Mas a persistência pode fazer a diferença.
Um abraço.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .