quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

OS PREFEITOS DE POÇOS DE CALDAS

Galeria dos prefeitos de Poços de Caldas. Em 1904, o governo de Minas Gerais, exercido pelo presidente Francisco Antônio Salles, implantou as prefeituras nas estâncias hidrominerais -até então as Câmaras Municipais cumpriam a função de poder executivo. Em 30 de dezembro daquele ano foi instituído o município de Poços de Caldas, administrado por um Conselho Deliberativo e um Prefeito, tendo sido nomeado pelo governo estadual para prefeito Policarpo Rodrigues Viotti, que recusou o cargo.
  
Em seguida, no dia 3 de janeiro de 1905, o governo nomeia David Benedicto Ottoni, então presidente da Câmara Municipal, para instalar a Prefeitura, até o dia 17 de janeiro daquele ano, quando chega à cidade Juscelino Barbosa.
   
Até 1947, os prefeitos eram nomeados. Promulgada a Constituição Estadual, a cidade passou a eleger os prefeitos. Vinte anos mais tarde, os prefeitos das capitais, Zonas de Segurança e Estâncias Hidrominerais passaram a ter prefeitos nomeados, até 1985, quando Poços de Caldas, desde então, elege seus prefeitos.
    
Uma curiosidade: até hoje nenhum prefeito exerceu dois mandatos consecutivos.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".Postagem atualizada em 03/10/2016

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .