quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LEITE FRESQUINHO

Em 4 de janeiro de 2012 Memória de Poços de Caldas publicou uma série de fotos enviada pelo amigo Maurício Ferreira Monteiro. Sobre a foto abaixo, destacava-se: "Note a pequena construção com algumas pessoas em frente, no começo da Rua Junqueiras, próximo de onde hoje há o Clube de Xadrez. O que funcionaria ali?".
A resposta veio hoje, em email do amigo Marco Antonio Moreira, que conta: "Eu e minha mãe, Dna. Maria do Carmo, vimos no MEMÓRIA uma foto dos anos 50, mostrando aquele trecho ali perto da Urca, ainda sem o relógio floral, e você perguntava o que seria aquela pequena construção perto de onde hoje é o Clube de Xadrez, daí minha mãe olhou e pensou, e pediu para lhe dizer que ela pode estar enganada, mas ali naquele local, próximo ao início da Rua Junqueiras, existia lá pelos anos 50, e bem antes disso, uma pequena casa onde um senhor que ela não mais recorda o nome vendia leite fresquinho, tirado da vaca na hora que o freguês pedisse, e que a dita vaquinha ficava amarrada ao lado da casa". 
Muito obrigado à D. Maria do Carmo e ao Marco Antonio pela maravilhosa informação. Algum leitor recorda o nome do senhor que vendia leite ali?
  
Clique nas imagens do Memória de Poos de Caldas para ampliá-las.
 
ATUALIZANDO: D. Maria do Carmo lembrou-se do apelido do vendedor de leite da Rua Junqueiras: era "Barranqueiro". 
  
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
  

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .