quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MARC FERREZ

Poços de Caldas está presente na Wikipédia. Entre muitas informações com boas fontes como o IBGE, lá está publicada uma belíssima foto, um panorama da cidade, atribuída a Marc Ferrez, que você confere abaixo.
O problema é que alguém definiu o ano da foto como 1870. Observe os elementos ferroviários na imagem: um vagão, a caixa d'água e o Girador de Locomotivas denunciam que essa foto é posterior a 1886, ano em que foi inaugurado o Ramal de Caldas da Cia. Mogyana. Outro ponto importante é o fato de que a própria Mogyana é de 1872, ano da fundação de Poços de Caldas.

ATUALIZANDO: a Wikipédia melhorou a informação, atribuindo a imagem ao ano de 1886, o que é incerto.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".   

4 comentários:

AnaCristina disse...

caruso, porque sera que o trem so chegava ate ali e voltava?

Valter disse...

Fantástica foto!Essa pequena construção que está próxima ao girador é a caixa d'agua que resiste há quase 140 anos?

Rubens Caruso Jr. disse...

ANA, o projeto era do "Ramal de Caldas", e aí entraram questões econômicas e de investimento que certamente consideraram o escoamento da produção de café. Mas é importante lembrar que Minas, tal como o restante do Brasil, contava com muitas outras empresas ferroviárias.
VALTER, a caixa está lá há desde os primórdios (1886), pois era usada para abastecer de água as locomotivas a vapor.
São 125 anos, na verdade, comemorados apenas por nós, em 2011, com a tentativa de salvar e reativar o patrimônio. A prefeitura preferiu ignorar.
Há outra caixa d'água às margens da Rua Beira Linha, datada de 1908, e que quase foi retirada de lá para atender a algum interesse particular, mas conseguimos evitar essa perda.
Vale a pena ver o link http://www.memoriadepocos.com.br/2010/09/mogyana-imperial.html

Saudações.

AnaCristina disse...

:-)

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .