sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA

"A memória pode ser compreendida como uma evocação do passado que é sempre realizada do presente e é, a partir daí, que articula passado, presente e futuro. A memória reúne fragmentos selecionados, lembranças de acontecimentos, palavras, coisas, sentimentos, pensamentos, pessoas, lugares que vivenciamos e conhecemos pessoalmente, ou que nos foram legados por outros e se tornaram parte da nossa realidade.
   
Lembranças podem ser transmitidas por séculos, mas o desenho que formam, como num caleidoscópio, se modifica na medida em que novos fragmentos são acrescentados, seja porque fatos esquecidos foram lembrados, seja porque mudou o ponto a partir do qual o passado está sendo observado.
A memória é uma composição cuja autoria nunca é solitária.
   
Os fragmentos expostos neste site são suportes da memória; sua existência nos remete a diferentes episódios da trajetória de Poços de Caldas. Quais sentimentos, pensamentos, intuições e sensações elas provocam em você"?
   
Adaptação livre de um texto cuja autoria desconheço, vista no Museu de São Miguel das Missões, RS. Explica bem a razão desse trabalho, o Memória de Poços de Caldas, feito por um não "nascido e criado em Poços de Caldas".
    
A você que acompanha, e gosta, muito obrigado!

1 comentários:

AnaCristina disse...

eu tambem nao nasci em poços, nem fui criada, mas tenho muitas memorias nessa cidade linda! obrigada!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .