quarta-feira, 27 de março de 2013

PALACE HOTEL, 1925

Acabou de chegar à "prateleira" do Memória de Poços de Caldas o raro livro "Uma Estação em Poços de Caldas", de Carlos da Maia, 1a. edição, de 1925.
O conteúdo riquíssimo do livro será trazido para este site, mas enquanto isso observe esta imagem, nele publicada, do Palace Hotel ainda em obras.
A foto foi objeto de debate com nosso amigo Roberto Tereziano, e vieram à tona os seguintes detalhes:

- o Palace Hotel foi redesenhado, e a estrutura atual tem janelas "arqueadas" e surgiram as sacadas;
- é possível notar um espelho d'água. De acordo com Tereziano, "o local do parque é um aterro com terra ruim que veio do morro do Itororó e da serra do Selado, quase não dava vegetação. O prefeito João Benedito mandou colocar uma camada de terra mais fértil e bombeava água do Rio da Cascatinha, para o alto do morro de Santa Cruz (N.S.Fátima) e de lá regava por gravidade todo o parque, até que o solo se recuperou e permitiu vegetação. Durante tal tempo, tínhamos apenas o grande espelho e uma pouca vegetação";
- as obras do Palace Casino e da Thermas Antonio Carlos sequer haviam sido iniciadas.
     
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

1 comentários:

AnaCristina disse...

venho ler, claro!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .