segunda-feira, 29 de abril de 2013

CENTRO, 1905

Bilhete Postal circulado em 1905, do acervo do Memória de Poços de Caldas, mostra como era o Largo Senador Godoy, atual Praça Pedro Sanches, a partir da Rua Junqueiras. Os muros vistos ao centro da imagem indicam a atual Avenida Francisco Salles; à direita, Rua Minas Gerais.
  
E você, consegue identificar mais algum detalhe importante nessa imagem?

Conta nosso amigo Roberto Tereziano:

"O chalé do barão de Itacuruçá ainda existe na Rua Pernambuco. As casas pequenas, à frente do chalé, foram demolidas recentemente dando lugar ao prédio que está sendo construído pelo DME-E. A parede com várias janelas em arcos foi o primeiro teatro de Poços de Caldas, hoje Hotel Continental. Ao lado e ao fundo a primeira cadeia. O terreno vazio ao lado do teatro é hoje o Hotel Imperador, construído pelo histórico barbeiro Salvador Blasi. A casinha ao centro com aspecto de uma igreja era o consultório do Dr. David Otoni, hoje prédio da OI. Ao fund,o com várias janelas, é hoje o hotel Minas Gerais. O prédio da prefeitura ainda não existia. Depois há um pequeno trecho da rua Minas Gerais onde hoje é o Hotel Rex e um pedaço do chalé Cristiano Osório. O terreno de onde foi feita a foto é hoje a Praça Pedro Sanches e Palace Hotel. Importante: observem que não existe, praticamente, mata. A serra era uma roça de milho, por tal motivo o primeiro prefeito desapropriou a area da família Junqueira e pediu o tombamento. É possível que a foto seja de data anterior a 1905".
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .