quinta-feira, 7 de abril de 2016

AINDA A LUTA PELA FERROVIA


Quem acompanha o Memória de Poços de Caldas sabe há quanto tempo a cidade vem lutando pela reconstrução da ferrovia no trecho urbano da cidade.

Recentemente a Prefeitura deu início ao trabalho de resgate dos AMVs -Aparelhos Modificadores de Vias- que foram inexplicavelmente recobertos por asfalto na antiga Estação Mogyana de Poços de Caldas. E isso foi, acreditem, um lance de sorte: os AMVs são valiosos e poderiam ter ido embora junto com os trilhos, quando estes foram erradicados em meados dos anos 1990.

Se por um lado há todo esse interesse positivo, por outro ainda há quem insista em intervir, por ação ou omissão, no antigo leito da ferrovia, o que em geral acaba levando ou à obstrução da passagem, ou a danos de difícil reparo, quando não impossíveis de consertar sem investimentos elevados.

Hoje cedo, a ocorrência foi junto ao trevo da PUC, onde recomeçou um trabalho de terraplenagem numa grande área lindeira à avenida e ao leito da ferrovia. Lá, provavelmente devido ao grande volume recente de chuvas, até mesmo um afloramento de água surgiu.

Não é difícil prever o que vai acontecer no leito com a sucessiva passagem de caminhões carregados. A prefeitura foi notificada pois, embora todo o patrimônio ferroviário seja da União, recentemente passou a ser concessão do município.

As fotos abaixo mostram as intervenções -na Estação, resgate dos AMVs; nas demais, o que está acontecendo no leito, nas imediações da PUC.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .