domingo, 6 de novembro de 2022

MEMÓRIA DE POÇOS DE CALDAS: FIM DA LINHA


No dia em que Poços de Caldas completa seu sesquicentenário, encerro o trabalho ao qual me dediquei ao longo dos últimos 12 anos. Não é coincidência.

No já longínquo 15 de maio de 2010, quando lancei o projeto, afirmei: "MEMÓRIA DE POÇOS DE CALDAS pretende reunir em espaço virtual o acervo memorial disperso, possibilitando a socialização desse valioso conteúdo, com livre acesso aos interessados no tema: estudantes, historiadores, jornalistas, educadores, turistas ou simplesmente apaixonados por essa magnífica cidade".

Foi o que aconteceu: sem patrocínios de qualquer tipo (inclusive oficiais) tornei público todo o acervo material e virtual que foi possível reunir, muitos comprados fora do Brasil, permitindo acesso gratuito apesar dos investimentos feitos ao longo do tempo.

Centenas de universitários e profissionais de diversos setores utilizaram o Memória de Poços, na maioria das vezes sequer retribuindo com os, se não devidos, merecidos créditos. Muitos foram os casos de pessoas que simplesmente copiaram e arquivaram as imagens aqui publicadas e as compartilharam em seus perfis como se fossem "grandes achados", desprezando a fonte e principalmente as informações que acompanham cada imagem -isso até faz parte do jogo, a internet ainda facilita esse tipo de atitude, mas é ruim.

Não sei se este modelo de publicação vai sobreviver, considerando a força das redes sociais, mas tenho convicção de que não poupei esforços para levar a melhor informação para quem se interessa pela história da cidade. No momento em que escrevo este texto, vejo ali ao lado que mais de 272 mil pessoas acessaram o Memória de Poços, de todos os continentes, centenas de países. Isto é muito gratificante.

Por outro lado, faltou -e muito- interesse e reconhecimento por parte do poder público. Não que eu esperasse qualquer coisa nesse sentido, mas não foi um "privilégio" meu: dezenas de abnegados defensores da rica história de Poços de Caldas vem sendo excluídos dos debates, quando não ofendidos até por não serem "nascidos e criados aqui". É o meu caso.

O Memória de Poços de Caldas ficará disponível enquanto estiver valendo o registro do domínio, depois disso entra para a história, como tudo o que foi foco deste site. Felizmente entraremos pela porta da frente.

A quem prestigiou este trabalho, meu muito obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .