sexta-feira, 21 de maio de 2010

JOAQUIM LOURENÇO DE AZEVEDO FILHO


Já ouviu falar em Joaquim Lourenço de Azevedo Filho? Saiba um pouco da história deste ilustre personagem, nascido em Espírito Santo do Pinhal-SP, em 19 de novembro de 1872.
.
"Espírito culto e ao mesmo tempo aventureiro e irrequieto, aos 21 anos, prestando serviço militar, embrenhou-se com afinco em seus estudos musicais; encarou sua verdadeira vocação e desde cedo tornou-se um verdadeiro gigante da arte musical. Homem preparadíssimo, foi jornalista, maestro e compositor. Alegre, espirituoso, modesto e leal, era sempre bem recebido em qualquer roda. De 1900 a 1910 foi a época das suas grandes composições: mais de 100 produções espalhadas por todos os lugares em que passou.
.
Do seu cérebro saíram valsas, maxixes, dobrados, peças sinfônicas, operetas, marchas marciais e tantos outros estilos. Peças como “Sabiá do Sertão” e “Soberana” alcançaram projeção internacional.
.
Em 1920, com a composição da marcha “Rei Soldado”, em homenagem ao monarca Alberto I, foi agraciado com a comenda da Ordem da Coroa da Bélgica.
.
Já em 1929, quando a banda do exército dos Estados Unidos foi para uma turnê na Europa, seu nome foi incluído entre os maiores compositores do mundo.
.
Aos 60 anos, em 1932, durante o movimento constitucionalista denominado Revolução de 32, alistou-se como voluntário no Batalhão Ferroviário, ostentando a patente de 1º tenente.
.
Tendo ficado vago o cargo de regência da Banda da Força Pública do Estado de São Paulo, com a aposentadoria do maestro Antão Fernandes, os maiores maestros da época canditaram-se ao cargo, mas o maestro Azevedo foi o eleito.
.
Veio para Poços de Caldas ocupando o posto de "Regente da Banda" nas décadas de 30 e 40 . Destaca-se no grupo, à mesma época, a presença de outros grandes músicos como o trompetista Mário Costa, os bateristas Ataulpho Marques e Otaviano Rocha e também o clarinetista e saxofonista Antônio Beccaro que, como o Maestro Azevedo, dedicaram grande parte de sua existência em prol da música e desta banda (Poços) de mais de 90 anos." (texto adaptado do site http://www.glosk.com/).
.
"Maestro Azevedo" empresta seu nome à Banda Municipal de Poços de Caldas.
.
Foto: apresentação da Banda Maestro Azevedo no Coreto, em 2008.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .