segunda-feira, 19 de julho de 2010

MECANOTHERAPIA


Jonas Gustav Wilhelm Zander (1835–1920) foi um médico sueco que criou um método de exercícios terapêuticos baseado em aparelhos especiais. Zander iniciou seus trabalhos nos anos 1860, fundando o Zander Institute, em Londres, onde publicou seus estudos sobre a mecanoterapia como meio de cura, antes de ir para Nova York. Sua expectativa era que, com seus equipamentos -cujo princípio era aumentar gradualmente a resistência muscular- pudesse substituir os ginásios (academias) da época, que excluíam mulheres, idosos ou pessoas fisicamente debilitadas.

O radialista Maurício Beraldo, que além de apresentar diariamente o programa Tarde Legal na rádio Difusora de Poços, é também rádio-amador (PY4MAB), enviou as imagens acima, feitas por ele no salão de "Mecanotherapia" da Thermas Antonio Carlos. Logo à entrada do salão, uma placa informa que a "sala de Mecanoterapia é constituída de 29 aparelhos da marca Zander, de fabricação alemã, datados de 1929. Todos os aparelhos estão em perfeito estado de manutenção e são utilizados na reabilitação de pacientes portadoers de seqüelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e reumáticas. Temos conhecimento de que existem aparelhos iguais a estes somente em mais duas cidades da Europa".

Sem falar da raridade de ver aparelhos clássicos bem preservados e em grande número, é importante ressaltar que a Mecanoterapia da Thermas desempenha importante função social, atendendo e contruibuindo na reabilitação de pacientes da saúde pública.


Acima, reprodução de uma gravura de 1894, que apresenta alguns dos "aparatos" de Zander.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.


0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .