terça-feira, 20 de julho de 2010

D. NILZA


Morreu na manhã de ontem, 19 de julho, D. Nilza Megale.

D. Nilza foi historiadora, museóloga e folclorista. Paulistana, cresceu no Rio de Janeiro, formando-se mais tarde em Museologia pelo Curso Superior de Museus do Rio de Janeiro. Trabalhou no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e no Museu Imperial de Petrópolis.

Veio para Poços de Caldas em 1948, onde formou-se em Filosofia. Lecionou História da Música, Estética, Folclore e História da Arte no Conservatório Musical; Educação Artística no Colégio Dom Bosco; Museologia, Folclore e História da Arte, no Curso Técnico de Turismo, no Colégio São Domingos. Aqui, publicou artigos sobre história e folclore nos jornais principais jornais e escreveum entre outros livros, o indispensável "Memórias Históricas de Poços de Caldas, de 2002". Aqui, fundou e dirigiu o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Também fundou a Sociedade Amigos do Museu.

Tive a oportunidade de conversar com D. Nilza uma única vez, justamente na reinauguração do Museu, em março de 2009 -pessoa doce e muito atenciosa, ela aprece na foto descerrando a placa ao lado do prefeito Paulo César Silva.

Poços perde uma dama apaixonada pela cidade e, principalmente, por sua história. Uma pena.

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .