sexta-feira, 9 de julho de 2010

REVOLUÇÃO DE 1932


Nove de julho é feriado em São Paulo. A razão? A Revolução Constitucionalista de 1932. Conhecida também como "Guerra Paulista", aconteceu entre julho e outubro de 1932, com os paulistas reinvindicando a derrubada do governo Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Daí o nome.

O movimento armado foi uma resposta à Revolução de 1930, que impediu a posse do governador de São Paulo, Júlio Prestes, na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luis, ex-governador de São Paulo. A data marca o início da Revolução de 1932, considerada a data cívica mais importante do estado de São Paulo

O último grande conflito armado ocorrido no País durou 87 dias de (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último, dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos.

E Poços de Caldas com a Revolução? A foto acima, do Arquivo Público Mineiro, não deixa dúvidas de que a Revolução atingiu nossa cidade: são os "Prisioneiros Paulistas, saindo do Banho Thermal". Pelo menos parecem ter sido bem tratados.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!

Primeiramente gostaria de agredecer pelo site e parbenizar por nos mostrar esta incrível história de Poços. Sobre a matéria da Rev. de 1932, não conheço a veracidade, mas sempre ouvi falar, que: Existe uma igrejinha na subida da serra, entre aguas da prata e a divisa, que foi o ultimo campo de batalha da cidade.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .