quinta-feira, 15 de julho de 2010

USINA PIONEIRA


Em 1º. de setembro de 1898, o Coronel Octaviano Ferreira de Brito inaugurou os serviços elétricos em Poços de Caldas, cuja fonte de produção era uma pequena usina instalada ao lado da então “Cachoeira das Antas”. O conjunto elétrico foi montado pela empresa Arens & Irmãos.

Na ocasião, a cidade contava com cerca de 2 mil habitantes, morando em 332 casas, e passou à frente de muitas capitais de estados que ainda não dispunham dos benefícios da energia elétrica. Com essa usina foi possível iluminar ruas e praças com 150 lâmpadas, além de outras 500 lâmpadas para residências e comércios.

A Usina funcionou até 1902, com a constituição de uma nova empresa de energia, que ampliou a capacidade e construiu uma nova casa de máquinas, ainda hoje em operação na Cascata das Antas. A fonte das informações acima é o próprio DME, por meio de uma placa colocada no local.

A antiga casa é hoje um ponto turístico denominado “Ruínas da Usina Pioneira”, cujo acesso se dá pela passarela à esquerda da Cascata das Antas. Foi completamente tomada pela vegetação, com árvores que criaram raízes “engolindo” a construção de pedras.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

1 comentários:

Adriane Matthes disse...

esse site é um dos mais importantes, pois somente aqui temos a clareza das informações sobre poços de Caldas. Obrigada Caruso.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .