sábado, 18 de setembro de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Locomotiva da Fepasa na plataforma da Estação. Foto de Rafael Correa, em 13/02/1993, disponível no site http://www.estacoesferroviarias.com.br/ .

Vagão da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), estacionado na cobertura que havia junto à plataforma da Estação de Poços de Caldas. Após o alargamento da bitola da EFA, parte dos equipmentos foi repassada a outras ferrovias. A foto é de 18/02/1973, de autoria de Fábio Dardes, do acervo de Rafael Correa, tem como explicação. Nessa ocasião, a Cia. Mogiana já havia sido incorporada pela Fepasa.

Caboose é o nome desse tipo de vagão, geralmente acoplado ao final da composição, para garantir a segurança do trem e da linha. Pode sinalizar o final do trem para alertar outra composição que se aproxime, por meio de lanternas, por exemplo, ou ainda acionar o freio manual dos vagões, sob ordens do maquinista. Foto também de Fabio Dardes, de 18/02/1973, do acervo do Memória de Poços de Caldas.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

4 comentários:

museudotrememxerem disse...

Ola companheiros, sera que é DIFÍCIL que possa ter algum companheiro que goste de HISTÓRIA da FERROVIA que me ajude ou queira ser patrocinador deste meu projeto para que XERÉM vem ter TURISMO de verdade sobre o seculo passado, eu tenho a HISTÓRIA com um grande ACERVO FOTOGRÁFICO e mais objetos de antiguidades para o nosso MUSEU do TREM: estão dizendo que eu estou MALUCO com essa HISTÓRIA de FERROVIA, se eu estou montado este MUSEU sozinho então porque exite a MATÉRIAS nas ESCOLAS PRA QUER PROFESSOR de HISTÓRIA GEOGRAFIA E OUTRAS......Eu acho que todo PRESENTE e FUTURO tem um PASSADO. OBS.: VAMOS SALVAR A HISTÓRIA DA NOSSA BAIXADA FLUMINENSE E XERÉM.....VAMOS SALVAR O POUCO VERDE QUE RESTA NESTE BRAZIL......VEJA MEU PROJETO ASSIM GOOGLE (museu do trem em xerem).....por favor eu não quero ficar sozinho nesta tarefa.....OBRIGADO COMPANHEIROS(A).....

museudotrememxerem disse...

Ola companheiros (a), o MUSEU DO TREM EM XERÉM, já funciona com área de lazer,com TRILHAS pela mata ATLÂNTICA, a trilha mais alta tem uma ótima VISTA para cidade do RIO de JANEIRO e ver o CRISTO REDENTOR . O museu tem um acervo FOTOGRÁFICO, ANTIGUIDADES, nos vamos contar HISTÓRIA da MARIA FUMAÇA que passou aqui na época, vamos mostrar e contar a HISTÓRIA, do TELEFONE, RADIO DE VÁLVULA, VITROLA, COMPUTADOR, ETC.....ENTRE CONTATO TEL.: (21)76147797 OU 26794221....JORGE DE XERÉM.......(ENTRADA FRANCA PARA O MUSEU)....(ACEITAMOS PARCEIROS(A) QUE NOS AJUDE NESTE PROJETO, E PATROCINADORES)......JUNTE-SE A NÓS.

museudotrememxerem disse...

DE VOLTA AO PASSADO II
Ola companheiros, eu sei que quando a MORTE chega não tem muita solução, será que umas MAQUINAS como as LOCOMOTIVAS e os VAGÕES que estão MORRENDO virando SUCATAS. Porque estão acabando com tudo, a onde que pode ter umas AUTORIDADES que possa entender o meu objetivo, espero que possa existir alguém neste BRAZIL que possa me ajudar a CONTAR e MOSTRAR o PASSADO da FERROVIA, eu só quero ADOTAR estas MARAVILHAS do PASSADO para ficar espota aqui para PESSOAS que nunca VIU. OBS.:(JÁ ME MANDARAM MENSAGEM FALANDO QUE SE EU NÃO CONSEGUIR O MEU OBJETIVO PODE SE TORNA UM DERROTADO E A HISTÓRIA DA FERROVIA TAMBÉM.......OUTRO TIPO DE ANTIGUIDADE TAMBÉM ACEITAMOS PARA ADOTAR OU DOAÇÃO....OBRIGADO PELA ATENÇÃO.....
A LEMBRANÇA DO PASSADO DA FERROVIA QUE NUNCA DEVEMOS ESQUECER......

museudotrememxerem disse...

“UM PROJETO TRISTE E SEM AJUDA”
Ola companheiros (as),eu sempre gostei de HISTÓRIA
e artesanato,desde 2007 eu venho ESTUDANDO a HISTÓRIA da FERROVIA, e resolvi já que eu moro num SÍTIO a montar um MUSEU do TREM em XERÉM, muitas pessoas acha legal contar e mostrar a HISTÓRIA da FERROVIA que parou no TEMPO,eu preciso que possa ter AMIGOS que goste do PASSADO e venham levantar esta BANDEIRA comigo eu aceito parceiros que me AJUDE a salvar o PATRIMÔNIO do POVO que esta parado por ai nós GALPÕES virando SUCATA, COMPANHEIROS me ajude a Judá a SALVAR estas MARAVILHAS do PASSADO, para que nossos FILHOS e NETOS E.T.C. se não só verão em FOTOS.
Eu estou tentando fazer o BEM será que é ruim este meu PROJETO, me ajude por favor pelo AMOR a HISTÓRIA.
"O QUE SERIA DO PRESENTE O FUTURO SEM PASSADO."
"QUAL É A VITÓRIA DA HUMANIDADE É FAZER O BEM E AJUDAR O PRÓXIMO PORQUE NÃO FAZER ISSO?"
Eu acho que o PASSADO para algumas pessoas não da IBOPE, mais Isso não me atrapalha, eu só quero que pessoas que goste da HISTÓRIA da FERROVIA e do BRAZIL.
Eu acho que alguém poderia olhar pelo o patrimônio da ferrovia antes que tudo vire SUCATA, façam o DUCUMENTO que for PRECISO eu só quero ADOTAR estas MARAVILHAS do PASSADO que ninguém LIGA.
Será que alguém de CORAÇÃO bom para SALVAR estas ANTIGUIDADES, eu tenho um OTIMO local para TURISMO dessas MARAVILHAS, não deixemos que vire SUCATAS por FAVOR .
Eu sei que é difícil mais não impossível.....??????

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .