quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PANORÂMICA - ALTO DA SERRA


Memória de Poços de Caldas fez a montagem acima, unindo uma sequência de imagens provavelmente do final dos anos 1950, de autoria de Tibor Jablonsky. As fotos são do acervo do IBGE e integram o Arquivo Fotográfico Ilustrativo dos Trabalhos Geográficos de Campo.
 
Saiba mais: "Entre o final da década de 40 e início da década de 50 do século passado, o IBGE contratou os primeiros fotógrafos profissionais, três húngaros recém chegados ao Brasil – Tibor Jablonsky, Tomas Somlo e Istivan Faludi –, que passaram a integrar os grupos de pesquisa.
 
Entre tantos fotógrafos contratados pelo IBGE, a escolha de Tibor Jablonsky deveu-se ao fato de sua produção fotográfica reunir imagens da realidade física e social do país em sua amplitude espacial, incluindo o cotidiano da vida rural e urbana. Natural de Sarospatak, Hungria, chegou ao Brasil procedente de Copenhague, desembarcando no Porto do Rio de Janeiro, como turista, em 27 de maio de 1948.
 
Era Diretor de Filmes da Cia. Cinema da Hungria e foi contratado como técnico de cinema pelo Conselho Nacional de Geografia, órgão do IBGE. Produziu cerca de 7.000 registros imagéticos, num total de 20.000 que constituem o Arquivo Fotográfico Ilustrativo dos Trabalhos Geográficos de Campo" (A fotografia como fonte de informação e a memória do trabalho na Região Norte, 1949-1968 - Vera Lucia Cortes Abrantes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Memória Social).
 
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .