sábado, 18 de dezembro de 2010

ZÉ BIRI


Registro da chegada do Cabo Haroldo do Carmo, na Estação da Mogiana, após o término da II Guerra Mundial, em 1945. Carregando o militar está José Domingues de Alcântara e Silva, o "Zé Biri".
  
Zé Biri foi um desses personagens folclóricos, como há em muitas cidades. Sobre ele, D. Nilza Megale contou que era "um dos tipos populares mais conhecidos de Poços de Caldas -moreno, baixo e barrigudo, grande amigo das crianças e estimado por todos na cidade".
    
Nascido em Arceburgo -MG em 1908, veio para a cidade menino, em 1917, com a tia Rosaria Maria de Jesus. Jovem, trabalhou no antigo Hotel Aurora, cortando lenha e cuidando dos cavalos. Já adulto, era presença constante nas campanhas políticas, destacando-se como "um eficiente cabo eleitoral", destacou D. Nilza.
 
Apesar do jeito e da atitude bondosa, as crianças tinham medo de Zé Biri, "talvez devido a sua aparência desleixada. As mães, quando queriam que seus filhos fossem para cama à noite, diziam que o Zé Biri estava chegando e eles corriam para debaixo das cobertas", ainda de acordo com a historiadora, recordando também que ao final da guerra, cada pracinha que voltava a Poços de Caldas, após as devidas homenagens, era levado para casa carregado nos ombros por Zé Biri.

  
Zé Biri, que aparece na foto acima, de 1971, morreu há 35 anos, em 7 de dezembro de 1975.
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
    

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .