sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

QUISISANA


A imagem acima é de um antigo cartão postal do acervo do Memória de Poços de Caldas, destacando o Quisisana Hotel, circulado em novembro de 1969. Escreveu a remetente: "O cartão é antigo, mas dá para lembrar bem, não dá? Estou com muitas saudades de vocês, apesar de estar maravilhoso aqui. O carnaval promete ser o máximo".
   
De fato, os carros que aparecem na imagem são de meados dos anos 1940, muitos deles provavelmente táxis. Note que em novembro a expectativa pelo carnaval de Poços de Caldas já era grande.
  
Curiosidades: Quisisana (pronuncia-se "cui si sána", como "aqui se cura"), era o nome de um hotel em Castellamare di Stabia, uma cidade italiana da província de Nápoles. No Hotel Quisisana de lá, em 6 de junho de 1880, foi cantada pela primeira vez a música de Giuseppe 'Peppino' Turco intitulada "Funiculì, Funiculà" (ouça clicando aqui, na voz de Andrea Bocelli, no Coliseu), que se tornou um grande sucesso até os dias atuais. Na mesma cidade nasceu Gabriele Capone, pai do gângster Al Capone.
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .