quinta-feira, 5 de maio de 2011

CASA MOREIRA SALLES

"O banqueiro Walther Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Unibanco, acaba de construir, em Poços de Caldas, Minas Gerais, um edifício exatamente no lugar onde foi fundada a Casa Bancária Moreira Salles, em 1924, início do império de sua família. Todo em mármore e granito, o edifício não possui janelas -sua iluminação é feita através de vidros colocados estrategicamente no teto. Em seus três blocos superpostos, coexistem uma agência do Unibanco, o espaço para um futuro museu da empresa e um apartamento para uso de Salles. Mais que a sede de um banco, a construção é um monumento -é a forma original que Moreira Salles encontrou para homenagear seu pai e fundador da empresa, João Moreira Salles, já falecido". Nota publicada na revista Veja, edição 737, de 1982
A foto do alto é de um cartão-postal circulado em 1915, e está disponível aqui, junto a outras belas imagens da cidade. Já a foto acima, de Adriano Mussolin, editor do Blog do Adriano,  mostra o mesmo local -a esquina das Ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas atualmente.
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
  

1 comentários:

Anônimo disse...

É triste ver a fachada do banco descaracterizada e o prédio sujo. Quando era Unibanco a fachada era limpa, o atendimento era ótimo até para não clientes com funcionários gentis e cordiais. Alguns exemplos de cuidados com os prédios na cidade Londrina:
http://www.panoramio.com/photo/29410982

http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/454405/patrimonio-historico-do-pr-tomba-palacete-dos-garcia-cid/

http://v4.cache8.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/56191181.jpg?redirect_counter=1

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .