quarta-feira, 15 de junho de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA LPC - DANONE

por Moacyr de Carvalho Dias
  
A LPC -Laticínios Poços de Caldas foi fundada em 1915/1916 com o nome de Leiteria de Caldas pelos fazendeiros locais Lindolpho Pio da Silva Dias, Jorge Pio da Silva Dias e Coronel Agostinho Affonso Junqueira, que queriam aumentar as suas produções de leite e não tinham como comercializá-la.
  
Naquela época, a única forma de poder vender leite em quantidades maiores do que a consumida pela pequena população local, era através da produção de queijos que suportavam o transporte a longas distâncias, através das ferrovias e precárias estradas então existentes.
  
Para orientar a iniciante fábrica, foi contratado o suíço, Monsieur Vollet, técnico em laticínios com grande conhecimento, que conseguiu implantar uma moderna usina e produzir queijos de alta qualidade que eram enviados para os mercados de São Paulo e Rio de Janeiro.
  
Em 1923 o Governo de Minas, na ânsia de aumentar a sua arrecadação, taxou os queijos aqui produzidos com a mesma alíquota que o Governo Federal cobrava na importação dos queijos estrangeiros. Essa atitude tornou os preços de venda tão elevados que levou ao fechamento da usina.
  
Daí até 1938 os fazendeiros vendiam a sua produção apenas no comércio local através de leite in natura, queijos e manteiga produzidos nas próprias fazendas. Com a produção crescente de leite, decidiram fundar uma Cooperativa para a sua industrialização, pois, dessa forma, a produção seria isenta de impostos. Em 1942 um pequeno grupo de fazendeiros comprou o acervo da Cooperativa e a transformou na Sociedade Laticínios Caldas Limitada, cujos diretores foram os Srs. Lindolpho Pio da Silva Dias e Dr. Haroldo Affonso Junqueira. Em 1943 foi contratado o técnico em laticínios Sr. José Cattaneo e, em seguida, em janeiro de 1944, fui convidado e assumi a gerência da pequena empresa, então com 6 funcionários.
  
O leite era naquela época transportado das fazendas para a plataforma da Rua Corrêa Netto em burros cargueiros e carroças. Em 1947 foi adquirido o primeiro caminhão, um sinal do progresso que a empresa atravessava, seguindo uma trajetória de crescimento e evolução tecnológica. Na década de 50, a empresa lançou pioneiramente na região o leite pasteurizado e engarrafado, o requeijão Poços de Caldas e, em seguida o leite embalado em sacos plásticos inédito no Brasil. Com essa embalagem mais moderna e sem retorno, a empresa pode atingir mercados mais distantes como Campinas, São Paulo e Santos.
   
Em 1969 o então Deputado Federal por Minas Gerais, nomeado Embaixador do Brasil na França, Dr. Bilac Pinto, meu grande amigo, se prontificou a pesquisar naquele país novidades no setor lácteo para o desenvolvimento da empresa. Dois meses após a sua posse em Paris, fez contato com a diretoria da Cia. Gervais Danone e apresentou as partes que iniciaram uma parceria para a produção de iogurtes com sabores, desconhecidos no Brasil que somente consumia a tradicional coalhada.
  
Para fazer face à associação com a empresa francesa, a sociedade passou por uma mudança estatutária passando a ser denominada Laticínios Poços de Caldas S.A. e, posteriormente, LPC Indústrias Alimentícias S.A. Para coordenar a implantação e desenvolvimento dos novos produtos Danone na empresa, indiquei o meu primo, EngenheiroAgrônomo Roberto M. Carvalho Dias que com eficiência e dinamismo liderou a empresa sa até a transferência do capital para a Danone.
 
Hoje, com a denominação de Danone S.A., a nossa antiga "Leiteria Poços de Caldas" vem liderando os
mercados de iogurtes e sobremesas lácteas e levando à população brasileira produtos de qualidade como sempre fez, desde o século passado.
  
Tendo trabalhado por 52 anos nesta empresa, é gratificante ver que a semente plantada por meu pai, meu tio, seu compadre e por tantos outros companheiros fazendeiros de nossa região, germinou e deu grandes e proveitosos frutos para a nossa cidade através do enorme número de empregos, dos impostos recolhidos e da evolução pessoal dos colaboradores da empresa.
  
Publicado no Jornal de Poços em 31/10/2009.
  
Saiba mais sobre a história do requeijão Poços de Caldas clicando aqui.
  

2 comentários:

Anônimo disse...

Fui funcionário desta empresa cerca de 6 anos, iniciei com 14 anos de idade em 1990(1ºEmprego), tenho muita saudade desta empresa e das pessoas que trabalharam comigo, será possível fazer um blog ou um dado de pessoas que já foram empregadas nesta empresa. Hoje sou Diretor de Escola (Funcionário Publico), na epoca trabalhei no SSG (Setor de Serviços Gerais) com a Dona Zélia, depois a Dona Dalmy e perdi o contato com todos, só me resta a lembrança quendo passo enfrente à empresa que não pertence mais a Danone (Vila Piaui- São Paulo - SP). Vc pode me encontrar no (Facebook Marcio Paiva Paiva)

Anônimo disse...

Em 1969 entrei na empresa SOLACAL em Santo André-SP, aos 16 anos,logo depois, a empresa mudou a sua razão social para LATICINIOS POÇOS DE CALDAS, e fomos para São Bernardo do Campo-SP. e depois fomos para o JAGUARÉ-SP, ao todo foram 4 anos, trabalhava na Area de Vendas dos produtos tradicionais, aprendi muito nesta empresa, adora trabalhar nesta empresa, só sai porque era muito longe para quem morava em Santo André.
Saudades do Sr. José Amadeu, Sr. Pires, Sr. Hélio Marcassa, Sr. Moacyr, Sr. Luís Murakaua, Sr Fernando e tantos outros. Hoje tenho 60 anos.
Atenciosamente,
Elisabete de Godoi Buzoni
na época meu nome era Elisabete Alvarenga de Godoi

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .