quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O FUTURO DA FERROVIA ESTÁ NO PASSADO - 4

Raríssimo filme do acervo do abnegado jornalista e historiador Roberto Tereziano, mostrando uma parte do percurso da descida da serra rumo a Águas da Prata, SP, passando pelo Viaduto do Tajá e o Túnel. O filme mostra ainda cenas da chegada da composição da Mogyana à Estação de Poços de Caldas, com um detalhe muito importante: são duas as locomotivas à frente dos vagões, as de número 200 e 205, como bem observou o amigo Mogyanista Thomas Corrêa, ao assistir o filme.
   
Mais um material a servir de referência para a decisão lógica de tombar todo o remanescente do patrimônio histórico ferroviário de Poços de Caldas -se é que alguém ainda tem dúvidas sobre a importância do tombamento.
   
Obrigado, Tereziano, por mais essa contribuição, dividindo materiais magníficos com os leitores do Memória de Poços de Caldas.
   

2 comentários:

Anônimo disse...

Nasci em Poços e a cerca de 3 anos resido na região de Campinas mas meus pais ainda moram na mais bela cidade mineira. No último final de semana realizei o passeio de Maria Fumaça - roteiro Campinas estação Anhumas ida e até Jaguariúna. volta http://www.mariafumacacampinas.com.br/
- Como fiquei sabendo do passeio: Sempre passava por Jaguariúna com destino ao circuito das Águas Paulista Aguas de Lindoia, Serra Negra) cidade que sabem realizar eventos. Passava na estação tirava foto, tomava um chopp e só. A cerca de um mes na estação ocorreu um evento de carros antigos e os 100 primeiros expositores inscritos ganhavam um passeio de trem. Ou seja após anos passando por ali vi fila e era para embarcar no trem. Decidi voltar uma outra ocasião.
- O passeio: a recepção na estação (próximo ao Carrefour) é boa, e novamente o trem lotado.com São quatro carros de passageiro capacidade cerca de 50 mais carro restaurante, dois carros já estavam lotados por um excursão, mais um para um pessoal de uma pousada, imprensa e secretaria de turimo de uma cidade vizinha e o último por passageiros espontaneos, sim existe público. O animador comunica os detalhes da viagem e um pouco de história. O trem deixa a vida urbana e segue por belas paisagens rurais e bucólicas, antigas fazendas de barões do café, estações antigas, sítios, chácaras, criações de gado e cavalos de raça até chegar em Jaguariúna na estação que abriga restaurante, museu, feira de artesanato. O passeio de volta já começa a deixar saudades.
- O que mais me deixou supreso: Além do bellísimo passeio que fascina crianças até idosos, foi chegar na estação e ver os colaboladores: Desde grandes empresas - como Bosch - Petrobrás até o a gráfica que emite os bilhetes, um Sr associado a ABPF , voluntário que ajuda na manobra da locomotiva, que brinca na maquete com as crianças. Foi ver o sorveteiro, a tia do artesanato, a venda de souvernirs, a parceria com uma pousada e outros setores do turismo, as fotos de gravações de novelas, a possibilidade de agendar eventos e excursões. Ai vejo Poços como 150000 mil hab. acordando com melhores bares, Cafés, Hotéis, a valorização imobiliária, a quantidade de eventos mas esquecendo da estação, da ferrovia. Estudei na PUC e detestava passar por trilhos no caminho ou que aquilo se tornaria uma avenida. Sou apenas mais um comentando no blog mas hoje e no futuro ficaria feliz em leva meus filhos para andar de trem em Poços. Para os politicos de plantão mobilizem-se, levantem o tacho da cadeira, para os mercenários, parem de chorar e invistam no turismo, em parcerias. E aquele estudo de custo de milhões explico que é viável a longo prazo - o passeio custa de R$ 40 a 60 fora a venda de brindes, do bar, e reserva de eventos. São 4 carros x 50 = 200 por passeio - 200 x 60 = 12000 num final de semana 24000 x 4 finais de semana. Na minha cachola estimo que Somando tudo em cerca de 6 anos paga-se os investimento. Fica aqui meu relato ficaria feliz se mobilizasse algum especialista na área de turismo, um empresário ou algum politico. Ou melhor que viajasse um vez fica o convite.

MARC-VÍDEO HD disse...

Lindo vídeo....muuuuuito legal...A Estação do trem e a Cia Mogiana fizeram parte da minha infância.Meu tio Geraldo trabalhava na Mogiana e eu estudava no antigo Instituto Educacional São João da Escócia...saía correndo da escola às 16:30 da escola para a estação para ver o trem chegando....esperava o desembarque dos passageiros e meu querido Tio Geraldo me colocava na cabine da máquina para acompanhar a manobra de virar a locomotiva na rotunda....inesquecível....muita saudade me deu este filme.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .