quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AS BANHEIRAS DE ANTONIO CARLOS - II

Memória de Poços de Caldas mostrou, em agosto passado, a situação em que se encontravam as históricas banheiras da Thermas Antonio Carlos, depositadas em condições precárias junto a um grande galpão do DME, na represa do Cipó. De acordo com uma autoridade entrevistada na tv, as banheiras estariam "bem guardadas e em local seguro". Cerca derrubada e completa ausência de segurança, além de muitas banheiras em perfeitas condições deixadas ao relento: a isso chamam "bem guardadas".
   
O problema é tão sério que até mesmo uma janela do galpão do DME foi arrancada, conforme se observa abaixo, na última foto.
   
É o retrato do sorumbático destino que a atual "República do Enxofre" dá ao patrimônio histórico de Poços de Caldas: o relógio da Matriz quebrado, o Veú das Noivas em más condições, a Estação Ferroviária servindo de depósito de tranqueiras da secretaria de turismo, o Palacete da Prefeitura sem o respeito que merece, o casarão do Country Club servindo a projetos experimentais de pintura, fontes recebendo cloro... Seria importante a manifestação do Condephact, o conselho responsável pela defesa do patrimônio histórico. Espaço aberto.
   
Clique nas imagens no Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
   
 
 
 

3 comentários:

EmpregosEmPocos.com.br disse...

Boa tarde, gostaria de parabeniza-lo pelo site!!

Att.

Equipe http://www.empregospocos.com.br

Carmen Lúcia Junqueira Arantes disse...

Caruso,

acredito que enquanto perdurar este modelo político vigente, com caciques que sobrevivem à custa do poder político (que é o que conta hoje neste país), rodeados de asseclas interesseiros, criando um círculo vicioso de favores prestados x troca de votos, nós não temos como melhorar.

Infelizmente, estes chefes políticos não entendem e não tem vontade de entender o que realmente interessa a nós, a população: gestão pública no sentido literal e amplo da palavra: patrimônio, meio ambiente, circulação, transporte, acessibilidade, desenvolvimento, saúde, educação, segurança e outros mais.

E tudo isso aliado a um desprendimento e espírito público.

Infelizmente, em Poços de Caldas não contamos com gestores políticos com estas qualidades.

Nossa política atual é voltada para os tapinhas nas costas, holofotes e descerramentos de placas. E junto a isso, o que mais interessa: votos!

Por enquanto, está difícil enxergar uma luz no fim do túnel.

Contamos apenas com um trunfo: a história. Esta não mente e vai colocar cada qual em seu devido lugar. Se algum deles souber o que significa a palavra legado, vai saber que não tem como ser classificado neste quesito.


Carmen Lúcia Junqueira Arantes
arquiteta urbanista

Anônimo disse...

Caruso
Com este artigo fiquei com saudades do Viva Poços, onde as suas palavras eram tão fortes quanto as imagens.
grande abraço

wiliam de oliveira

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .