terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PETIÇÃO PÚBLICA

Uma ótima iniciativa dos estudantes da Escola Criativa Idade:
   
Abaixo-assinado - Reativação da linha ferroviária de Poços de Caldas e melhorias no bem tombado
Para: Sr. Prefeito de Poços de Caldas Paulo César e demais autoridades competentes
“Durante alguns anos, a Estação Ferroviária de Poços de Caldas, conhecida localmente como “Fepasa” -a qual insisto tratar de Estação Mogyana, considerando suas origens com o Ramal de Caldas da Cia. Mogyana, inaugurado em 1886 por Dom Pedro II- foi utilizada como sede da Guarda Municipal. O prédio, apesar de ocupado pela Municipalidade, deteriorou-se de tal forma que a simples observação da área externa era desoladora. Bastante modificada em relação ao projeto original, mas ainda assim construção importante e imponente, inclusive tombada pelos órgãos municipais de defesa do patrimônio histórico (prédio e adjacências), a Estação passou por uma reforma recente que lhe devolveu um pouco da vitalidade, mas essa aparência cai diante de uma observação mais detalhada, como a pintura de má qualidade, janelas de madeira deterioradas ou calhas de chuva danificadas, entre outros, culminando com a instalação de uma porta de vidro “blindex” na entrada”. (Rubens Caruso). 
   
As crianças da Escola Criativa Idade, ao estudar a história do trem, e em particular o trem de Poços de Caldas e seu leito ferroviário, se mobilizaram para pedir melhorias no edifício tombado e a reativação da linha. Encontram em seus estudos um parceiro, Rubens Caruso, que já vem lutando pela preservação deste patrimônio há um bom tempo. 
  
O que queremos é: 
-a preservação e o cumprimento das leis de tombamento da Estação e o conjunto ferroviário adjacente, incluindo a remoção dos muros particulares que fecharam o acesso aos trilhos; 
-a preservação, o tombamento e a transformação do conjunto “Pilares da Mogyana” em logradouro turístico; 
-a preservação e tombamento do patrimônio arquitetônico e ferroviário existente na “rua Beira-Linha”, encerrando a ideia de transformação do leito da ferrovia em avenida ou ciclovia; 
-a reativação do trecho entre a estação central de Poços de Caldas e a estação Bauxita para, num futuro próximo, ver reativado o trem de passageiros ligando Poços de Caldas ao estado de São Paulo. 
  
Acessem o blog Memórias de Poços (www.memoriadepocos.com.br) e vejam todo o levantamento feito pelo jornalista Rubens Caruso. 
  
No blog da escola Criativa Idade você encontra depoimentos recolhido pelas crianças de moradores da rua “Beira Linha”. (www.escolacriativaidade.blogspot.com). 
  
Os signatários
  
Espetáculo! São jovens com atitude, exemplo para muitos adultos. Parabéns aos alunos e à Escola, que está formando não apenas estudantes, mas cidadãos de verdade. Se você, Leitor, quiser assinar a petição pública, clique em:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N18278

Repercutindo: o ótimo blog do Flávio Gomes, grande nome da imprensa automotiva, publicou o post que você observa abaixo. O blog tem mais de 100 mil acessos por dia. Clique aqui para visitar.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

5 comentários:

AnaCristina disse...

parabens!

Rafael Ferreira disse...

Assinado!

Anônimo disse...

Nossa, que bacana Caruso.
Muita gente não sabia da situação da FEPASA e da linha férrea. Ficaram indignados e apoiram o movimento na hora.
Outros sabiam da situação e apoiram com louvor!!!
Ouvir as pessoas contando histórias do trem, dos passeios... é muito bom.
Mesmo que este movimento não seja suficiente para atingirmos nosso objetivo, acho que todo o trabalho já esta sendo muito importante e gratificante. Ver as crianças preocupadas, indgnadas e com vontadade de mudar, já é um grande ganho.
Mas tenho certeza que com toda esta movimentação e concientização, iremos conseguir.
Estaremos juntos ate o fim.
Obrigada.

Gustavo disse...

Passei minha infância e adolescência em Poços de Caldas. Morava na rua Paraíba, próximo à escola São Domingos. Estudei no David Campista e no São João Da Escócia. Estudei inglês em uma escola instalada ao lado do pátio da ferrovia. Nessa época a ferrovia ainda era ativa, com transporte de carga e passageiros. O passeio até Águas da Prata era ótimo. Após muitos anos retornei a Poços para uma visita e levei meus filhos para conhecer a estação ferroviária. Imaginava que iria encontrar um local preservado, algo como um memorial ou museu. Confesso que chorei ao ver o abandono!
Petição assinada.

Suely Poubel disse...

Acabei de assinar a petição, apesar de ser carioca, e residir no Rio de Janeiro, já fiz essa maravilhosa viagem no trem de Poços de Caldas, vale a pena, é linda!
P.S.: Tambem viajei no MONOTRILHO, nunca tinha viajado em um monotrilho, foi uma experiência única, adorei! Pena que acabou! Abraços

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .