sábado, 14 de abril de 2012

TITANIC, RUI BARBOSA E POÇOS DE CALDAS

Há 100 anos naufragava o Titanic. Uma história interessante, e não confirmada formalmente, publicada em muitos sites, envolve o desastre que vitimou 1.523 pessoas e a cidade de Poços de Caldas, tendo como ligação o jurista Rui Barbosa. Confira:
 
Na vida do notável jurista e político Rui Barbosa, há um curioso episódio ocorrido quando ele se encontrava, em abril de 1912, na estância hidromineral de Poços de Caldas - MG, fato que se espalhou, na época, em comentários diferentes. Distraíam-se os familiares, moças e senhoras, com um cálice de cristal colocado sobre uma mesa de três pés, através do qual obtinham respostas a perguntas fúteis então formuladas.
     
Uma noite, porém, o Dr. Antônio Batista Pereira, genro de Rui Barbosa e distinto historiador, presente à reunião, notou certa inquietação do cálice, pelo que resolveu tomar assento à mesa. Colocando também a ponta do seu dedo sobre o cálice, este, num ritmo acelerado, passou a indicar ora uma, ora outra das letras do alfabeto estampado em um papel cartonado, de forma circular. A senhorita, que as ia anotando, declarava nada entender do que estava sendo escrito, mas que o nome de Rui por várias vezes era mencionado.
  
Terminada a transmissão, verificou-se que a mensagem havia sido ditada em inglês, e que algum Espírito, sem dúvida, a endereçava ao ilustre escritor. Estarrecimento geral. Batista Pereira opinou que se devia levá-la imediatamente a Rui Barbosa. Batem, então, à porta de seu quarto, e o Conselheiro, que havia se recolhido muito cedo, levanta-se e vem receber o papel.
  
Após a leitura, emocionado, falou:
É o estilo dele, o estilo perfeito. E o assunto! O mesmo que conversamos em nossa despedida em Haia. Mas, como é possível... Trata-se de William Stead, o meu amigo e grande jornalista inglês, cuja morte os jornais noticiam, hoje, no afundamento do navio "Titanic". E ele acreditava nessas histórias de Espiritismo”.
  
Esse interessante fato foi igualmente relatado pelo então Deputado Prof. Dr. José Carlos de Ataliba Nogueira, católico praticante, em sua conferência "Rui Barbosa e Campinas", pronunciada a 29 de outubro de 1949 em Campinas – SP, e publicada no jornal “Diário do Povo”, daquela mesma cidade, no dia 6 de novembro de 1949. O material está publicado originalmente aqui.
 
Stead foi visto pela última vez a bordo do Titanic, após ajudar muitas mulheres e crianças a embarcarem nos botes, sentado numa poltrona na sala de leitura da 1.a classe do navio, lendo um livro. Seu corpo nunca foi encontrado. Tinha 62 anos e foi um dos mais importantes jornalistas ingleses, além de defensor dos direitos das mulheres, dos oprimidos e das liberdades individuais.
   
Rui Barbosa foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Como delegado do Brasil em Haia, na Conferência de Paz de 1907, ganhou destaque pela defesa do princípio da igualdade dos Estados, o que lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia". A foto acima, do acervo de Stelio Marras, publicada em seu imperdível "A propósito de águas virtuosas", mostra Rui Barbosa, tendo ao seu lado Pedro Sanches; o prefeito Francisco Escobar está à esquerda da foto, com a mão no bolso. 
Saiba mais sobre Haia clicando aqui; do Titanic, clique aqui.
 
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

1 comentários:

AnaCristina disse...

gosto de pensar que acredito em historias assim!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .