domingo, 4 de dezembro de 2011

TRIÂNGULO DE FÉ

Que o Google Earth é uma grande ferramenta educacional não há dúvidas. Muitos o usam como passatempo ou para passeios virtuais a determinados lugares, entre outras utlidades.
 
Uma "volta" por Poços de Caldas e é possível encontrar algumas curiosidades, como a destacada na foto acima, com quatro igrejas históricas formando praticamente um triângulo equilátero: Igreja de Santo Antônio (A), Igreja Metodista (B), Igreja de São Benedito (C) e Basílica Nossa Senhora da Saúde - Matriz (D).
  
Usando o próprio Google, chega-se às seguintes distâncias aproximadas, tendo as torres como referências: A-C 540 metros; C-D 580 metros; D-A 540 metros. As torres das igrejas do lado A-C estão perfeitamente alinhadas.
  
O triângulo tem forte importância mística e religiosa: o equilátero simboliza os ternários ou tríades sagradas, (Pai, Filho, Espírito Santo, para os católicos, por exemplo). O triângulo isolado representa ainda a neutralidade ou o equilíbrio de forças divinas.
  
Até mesmo na bandeira de Minas Gerais o triângulo aparece em destaque. No Wikipédia há uma explicação: "De acordo com Tiradentes, o triângulo central simbolizava a Santíssima Trindade, e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Há controvérsias a respeito da cor original do triângulo, que alguns julgam ser verde originalmente. O vermelho, contudo, acabou sendo adotado como símbolo-mor das revoluções. O triângulo também demonstra a influência da Maçonaria na Inconfidência Mineira, por ser um dos símbolos usados por esta organização.
  
Será que estamos diante de uma grande coincidência ou a mão do homem determinou o agora mistério das igrejas alinhadas em Poços de Caldas?
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
  

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .