quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"ESTAÇÃO CARNAVAL": SEGUE O PESADELO

A Estação Mogyana, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, definitivamente já teve dias mais nobres.

Saiu a programação oficial do carnaval de Poços de Caldas para 2012 e, mais uma vez, repete-se a absurda decisão que leva à deterioração acelerada do já combalido patrimônio ferroviário, justamente em sua expressão maior, a Estação Mogyana -a prefeitura prefere chamá-la "Antiga Estação Ferroviária Fepasa". Absurda pois o local não se presta a aglomerações -desde um simples pé na parede ao ineficiente atendimento às mais primitivas necessidades humanas, passando por pesadas caixas de som a bordo de carretas, um patrimônio histórico tombado não deve ser submetido a eventos com tanta gente, ainda mais com todo o "zelo" que o Poder vem demonstrando em relação ao acervo cultural da cidade.
O evento na Estação Mogyana está previsto para o dia 10 de fevereiro. No dia seguinte, vai acontecer outra festa do chamado "reinado de Momo" no Ginásio Dr. Arthur de Mendonça Chaves e questiona-se: será que a prefeitura não poderia, inteligentemente, fazer a "eleição" também no ginásio, poupando a Estação?
Fotos:www.pocoshoje.com, do carnaval 2011
  
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
   

4 comentários:

AnaCristina disse...

coitada da estação!

Clodoaldo disse...

Não há possibilidade de uma liminar da Justiça impedindo o evento uma vez que se trata de um patrimônio tombado e com leis a serem cumpridas??

Rubens Caruso Jr. disse...

ANA, é uma tristeza que tenhamos que chegar ao ponto de implorar ao governo cuidado com o que é patrimônio histórico.
CLODOALDO, a prefeitura sabe que o patrimônio ferroviário é objeto de Inquérito Civil Público federal e deveria evitar o uso inadequado da Estação.
Quem sabe prevaleça a inteligência sobre a soberba e façam o evento no Ginásio.
Saudações.

AnaCristina disse...

:-(

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .