quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O POLYTHEAMA PODERIA TER SOBREVIVIDO - II

Politeama (do grego: poly = vários + théama = espetáculo).
 
"Seria impagável conhecer este lugar preservado", disse o amigo Albert Cagnani ao ler o material publicado anteriormente sobre o Polytheama, que pode ser conferido aqui. Ele tem razão.
    
Confira nas duas imagens abaixo a semelhança dos espaços: a foto antiga, claro, é da plateia do Polytheama de Poços de Caldas; a outra, atual, é do teatro -acredite- Polytheama de Jundiaí, e mostram bem o que a cidade perdeu ao demolir o prédio. 
 
Claro, muito são os motivos e justificativas para cada ato humano, mas hoje está em nossas mãos preservar a história da cidade, ainda que autoridades tentem mudá-la à revelia do Povo. Também não se sabe o que teria acontecido à arquitetura do Polytheama se tivesse sido transformado em Fórum. 
   
Porém, indaga-se: você conhece alguém que deu carta branca para que as banheiras da Thermas Antônio Carlos fosse trocadas por outras "moderninhas"? Sabe de alguém que assinou a ordem para a ocupação desordenada da plataforma da Estação Mogyana? Pois é. São ações das quais podemos nos arrepender no futuro, tal como hoje lamentamos não ter o Polytheama. A vantagem é que hoje tudo tem nome e sobrenome: quem são os responsáveis, quem pagou, quem assinou.
    
Vale destacar uma frase que o jornalista Eduardo Bueno usa em sua série de pequenos programas no History Channel e que será adotada pelo Memória de Poços de Caldas: "Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
   
Até quando Poços de Caldas vai repetir esses erros?
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 
ATUALIZANDO: Para aqueles que sonham com um destino melhor para a Estação Mogyana, continua aberta a petição pública que pede a "Reativação da linha ferroviária de Poços de Caldas e melhorias no bem tombado" -a lista conta hoje com as assinaturas de 682 cidadãos de escol. Comunicados sobre a existência da Petição, apenas cinco dos 35 membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico assinaram, e NENHUM vereador.
   
Se você ainda não assinou e quer deixar seu nome da história daqueles que lutaram pela preservação do Patrimônio Ferroviário de Poços de Caldas, clique aqui.
   

1 comentários:

Rafael Ferreira disse...

E essa agora hein...pelo que sabemos da trajetória do prédio,dificilmente ele poderia ter se conservado como teatro,haja visto que ja tinha virado loja de cacarecos...mas se tivesse virado fórum,ao menos a arquitetura externa do prédio ainda estaria entre nós,ao invés do vazio e do buraco lamacento que cavaram no lacal, confirmando os dizeres

''Nada é tão ruim que não possa ser piorado''...

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .