terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O CADEADO DA MOGYANA

As fotos abaixo, feitas em 20/2, prestam-se a corrigir o pequeno equívoco cometido pelo atual secretário interino de turismo e titular da pasta de comunicação social da prefeitura de Poços de Caldas, José Carlos Polli, nosso mais novo aliado nas discussões de preservação do patrimônio histórico municipal, notadamente o esforço pelo manutenção adequada da Estação Mogyana, sede da secretaria de turismo, visando reativar o trecho urbano abandonado do histórico Ramal de Caldas, inaugurado em 1886 pelo Imperador Dom Pedro II.
 
Disse o secretário: “Embora é o seguinte: o Caruso fica falando que a gente fica dando a volta, entrando com veículo lá, mas como é que eu vou entrar se “eles” fecharam o portão lá? O proprietário do posto, viu, Caruso, ele meteu um portão e meteu um cadeado lá. Acho que ele tá ferindo mais o patrimônio que nós que estávamos entrando pela plataforma. Se abrir, tirar o cadeado, abrir o portão, se os veículos necessitarem entrar –lá entrava o trem, um carrinho Uno não vai fazer tanto estrago; onde passava locomotiva, os trem, os vagão tudo carregado, então um Uno não vai fazer muita... né? É o Uno da secretaria que entra ali, a gente guarda lá atrás". A gravação com a fala do secretário está aqui.
 
Observe que o citado portão, aliás precário como a maioria das interferências que há na Estação, está fixado numa pequena mureta, alinhada com a parede do armazém da Estação. O piso de pedras, onde está estacionado o caminhão, é do posto vizinho. Portanto, se o problema é a chave, basta chamar um dos muitos chaveiros da cidade para abrir o cadeado -da Estação.
 
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
   

1 comentários:

bernardo baethgen disse...

a estaçao da mogyana de poços e uma verdadeira riqueza para quem ama trens como eu. construida num estilo tipico das estaçoes de estancias hidrominerais como bad ischl e karlsbad, constitui uma verdadeira raridade para a regiao mineira e paulista. desejo do fundo do meu coraçao que as pessoas pensem quao sera bom para todos a reativaçao da estrada de ferro - nao so como turistica mas tambem como transporte de passageiros entre aguai e poços, pois, embora nao possamos falar em conurbaçao - graças a deus - podemos falar em interaçao conurbada envolvendo poços, aguas da prata, sao joao e ate mesmo aguai, local onde nasce o ramal de poços.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .