terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TREM EM SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - MG

Localizada no sul de Minas Gerais, tal como Poços de Caldas, a pequena São Sebastião do Rio Verde, com seus 2.110 habitantes, distante cerca de 25 km de São Lourenço, caminha para reativar um importante atrativo, aproveitando o sucesso de sua vizinha São Lourenço: o Trem Turístico.
   
De acordo com o site da ABPF, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que administra os bem sucedidos projetos turísticos-ferroviários da própria São Lourenço ou Jaguariúna -SP, entre outros, a obra anda rápido, destacando que "é importante lembrar que a recuperação da ferrovia para permitir a operação regular do trem de passageiros exige muito mais do que apenas a troca de dormentes". São obras como alinhamento e nivelamento da via, troca do lastro, sinalização da via para os trens, sinalização e recuperação de passagens em nível, entre outros.
   
O site afirma ainda que "com o inicio dos trabalhos de restauração da linha de São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço é impossível não reparar na bem conservada estação da cidade, que futuramente vai ser usada pelo Trem das Águas quando for inaugurado o trecho". O trem de São Lourenço já foi mostrado no Memória de Poços de Caldas.
   
Confira abaixo algumas fotos do andamento do projeto em São Sebastião do Rio Verde:
Novos dormentes chegando na obra
 Trecho antes da recuperação
 O mesmo trecho, agora em obras
 Outro trecho sendo finalizado
 Fachada da bem cuidada estação de São Sebastião do Rio Verde
Detalhe do piso da mesma estação

A seguir, uma amostra da situação atual da ferrovia em Poços de Caldas, para comparação:
Piso da Plataforma
Fim da linha na Represa Bortolan
 
Belíssima ponte metálica sobre a mesma represa
 
O centro da cidade ali adiante, tão próximo
  
E, para finalizar, a Estação Mogyana de Poços de Caldas hoje (14/2), três dias após a realização de um evento carnavalesco, autorizado pela Justiça e que, de acordo com o Condephact, "não traria qualquer prejuízo ao Próprio", além de um vereador que disse que após o evento do ano passado a Estação foi devolvida em melhores condições do que antes da festa:
 Palcos ainda no Pátio
 Lixo, grades e casinhas
 Uma pérola: uma inexplicável tábua "asfaltada" junto ao trilhos do Pátio. Dormente?
  
Agora, boa notícia e má notícia: a prefeitura de Poços de Caldas desistiu -finalmente- da ideia de fazer uma avenida ("estrutural", bonito nome...) ao longo do leito da ferrovia. A má notícia é que a prefeitura  vai de encontro ao enorme trabalho desenvolvido em prol da preservação e recuperação do patrimônio ferroviário, incluindo uma petição pública ora com mais de 750 assinaturas digitais e outras 300 em papel, ao lançar, semana passada, na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, por meio do Ofício SMG Nº 0073 /2012, mais uma ideia mirabolante: "desenvolvimento de projeto de urbanismo para a implantação de ciclovia e pista de pedestrianismo no leito da linha férrea, desde a Estação FEPASA até os Pilares da Mogiana, e de três praças ao longo deste percurso, em bairros contíguos, finalizando com ponto de recepção turística naqueles pilares".
  
A pequena São Sebastião do Rio Verde vai ter um Trem Turístico. Será que Poços de Caldas vai ter apenas "saudades do trem"?
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las. 
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
   

4 comentários:

Margaretty disse...

Não é por nada não, mas até parece pirraça da prefeitura, hein? Um absurdo! Fico muito triste em constatar a "burrice" que paira sobre as pessoas q decidem nessa cidade...Acho q vc é um herói por estar ainda batendo nesta tecla...Quem sabe, água mole em pedra dura...Gostaria muito de ver esta estação funcionando a todo vapor. Não devemos ficar de braços cruzados!

Rafael disse...

Opa,uma adesão à teoria da pirraça!

Não é possível...isso porque,a ciclovia que ja existe não recebe cuidados mínimos...que idéia,meu Deus!!

Anônimo disse...

POR QUE AFINAL A PREFEITURA DE POÇOS NÃO FAZ CONVÊNIO COM A ABPF PARA IMPLANTAR UM TREM A VAPOR ATÉ AGUAS DA PRATA. É INVIALVEL TÉCNICAMENTE OU FALTA VONTADE POLITICA PARA TAL!
SE VOLTAR O TREM VOU DE SJCAMPOS PARA POÇOS COM A FAMÍLIA ESPECIALMENTE PARA ANDAR DE TREM.
JOÃO LUIZ PIRES DE CARVALHO /SJCAMPOS SP

Anônimo disse...

A exemplo da prefeitura de miguel pereira-rj,que asfaltou as 06 linhas da estaçao de governador portela ( 1º distrito do citado município), sem nenhuma explicaçao, por pura vontade de terminar com qualquer vestígio da ferrovia, pois não tem nenhuma justificativa e não serviu para coisa nenhuma, agora vem a prefeitura de p.caldas com a mesma idéia.
o que se vê por aí, são os prefeitos dilapidando todo esse patrimônio, que custou muito do nosso dinheiro.lamentáve!
almyr/brasília df

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .