quinta-feira, 22 de março de 2012

VIAJANDO NA MOGYANA

Há certas recompensas que justificam o esforço: Poços de Caldas recebe esta semana dois técnicos da Valec, empresa pública federal, vinculada ao Ministério dos Transportes, focada na construção e  exploração da infraestrutura ferroviária. Deles partiu o convite ao Memória de Poços de Caldas para uma viagem entre Águas da Prata e Poços de Caldas, no centenário ramal da Cia. Mogyana, ocasião em que foi possível comprovar mais uma vez o colossal potencial do projeto do Trem Turístico, para o qual há verbas também federais de R$ 500 milhões -Poços de Caldas deveria ao menos estar pleiteando uma parte desse capital, coisa que dezenas de cidades fazem nesse momento.
  
Enquanto o Trem Turístico de Poços de Caldas não se torna realidade, acompanhe nas fotos abaixo o que deveria estar ao alcance de todos -história, turismo e cultura. Se você sentiu vontade de fazer o passeio e ainda não se juntou ao coro dos que abraçaram a ideia, que tal fazer parte? Garanto que o passeio é inesquecível!
 
Confesso que fiquei imaginando a sensação de SMI Dom Pedro II percorrendo pela primeira vez, em 1886, o mesmo trecho.
 Pequeno viaduto na Serra
 Vista panorâmica
 Vista da rodovia
 Viaduto do Tajá
 Note a semelhança com os Pilares da Mogyana
 Muitas quedas d´água no percurso
 Túnel
Detalhe interno do Túnel

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

8 comentários:

AnaCristina disse...

acredita que quando eu tinha 17 anos eu andei a pé por essas serras e vi o trem passando e ainda acenei para o maquinista??

Denis W. Esteves disse...

Caruso,
Belas imagens. Se os gestores de Poços de Caldas conhecessem essas e as outras maravilhas dessa linha, certamente não teriam essa absurda resistência à volta do trem.
Abraços.

SONIA CAETANO disse...

COM TANTAS CIDADES QUERENDO TER UM PONTO TURÍSTICO DE PRIMEIRA CLASSE PARA EXPLORAR....

Anônimo disse...

As administrações municipais pós 1970 só desconstruiram a cidade, exceção feita a José Aurelio Vilela. Pensar o trem turístico hoje demandaria "cabeças" bem mais evoluídas do que as que temos atualmente na administração municipal.
Alexandre Sampaio

bernardo baethgen disse...

e de se pensar sobre a impressao que pedro II teve ao percorrer esse trecho fenomenal! e me pego imaginando...se a ferrovia volta e o projeto do trem turistico sai...por que nao pensar numa "tonificaçao" do festival das montanhas? por que nao pensar numa nova forma que permita futuras encenações de operas na praça dos macacos, havendo uma interatividade com o publico. voce ja imaginou parsifal, festival sagrado em tres ato de richard wagner, encenado la em cima aos pes do cristo? ai eu nao quero mais nada! juntar duas paixoes: o trem e a opera! e fazer uma junçao historica em poços de caldas; explico: ha uma coisa comum entre o bayreuther festspiele poços de caldas e se chama pedro II. nosso soberano esteve na inauguraçao do teatro no dia 13 de agosto de 1876, a convite do proprio richard wagner. pedro II estava presente quando veio ao mundo o ciclo O Anel do Nibelungo, formado por O Ouro do Reno, A Valquiria - onde ha a famosa Cavalgada das Valquirias - Siegfried e o Crepusculo dos Deuses. e foi pedro II quem inaugurou a estrada de ferro em prata e poços...duas inauguraçoes, a mesma pessoa presente a ambas. veja so que conexao historica fantastica!
meus parabens pelo passeio - voce merece, pois esta fazendo por isso - e pelas fotos!
abraços

bernardo baethgen disse...

essas fotos me lembram a cena final de tannhäuser

Anônimo disse...

Queridos poços caldenses, seria muito bom, se tudo viesse mesmo a acontecer: A volta do trem turístico, que tanto nos encantou durante a nossa infância. Mas vcs se esqueceram que os administradores de Poços são de fora? Eles não tem memória de tudo que vivemos! E o lobby das empresas de ônibus? Quem ganha com isso? Nós? Pobres mortais!!!!

Amanda Rajo / Despachante MG disse...

Parabéns pela iniciativa!!! já fiz mto o passeio até Aguás da Prata e gostaria de levar meus sobrinhos e, mais p frente, meus filhos!!! q a história não se perca pelo caminho.... q as pessoas entendam q para progredir não é preciso destruir e sim preservar e evoluir!!! Abçs!!!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .