quinta-feira, 31 de maio de 2012

É NOSSO E QUEREMOS DE VOLTA!

Notícia publicada no Blog do Governador Anastasia:
"Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a conclusão do restauro de um quadro que retrata toda a delicadeza feminina foi destaque no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), órgão vinculado ao Sistema Estadual de Cultura.

A história da pintura de boa qualidade, medindo 91 x 66 cm, é um emaranhado de interrogações. Sem datação, assinatura, autoria atribuída ou relatos a seu respeito, muito pouco se sabe sobre a obra, que foi encontrada há alguns anos em um depósito do Palace Hotel, em Poços de Caldas, e parece ser do princípio do século 20. Nela, estão retratadas nove jovens figuras femininas (aparentemente espanholas), cercadas ao fundo por vultos masculinos.

Restaurado, o quadro foi devolvido esta semana à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), proprietária do hotel, que se encontra arrendado a terceiros. O órgão ainda não definiu a destinação da tela".
Fonte: Agência Minas, foto Divulgação Iepha
  
Não tem conversa. É de Poços de Caldas, foi retirado daqui sabe-se lá quando, mas se estava há anos num depósito do Palace Hotel, lá chegou e ficou por algum motivo. Portanto, hora de devolverem. Questão de justiça. Ou será que a Codemig, proprietária também do Palace Casino, não poderia levar embora os "lustres tchecos" do patrimônio?
   
Assunto encaminhado ao Condephact para providências.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
  
ATUALIZANDO: em 1o. de junho de 2012 enviei o email abaixo ao Diretor-Presidente da Codemig, com cópia ao prefeito Paulo César Silva. Vamos aguardar as providências.


Ao Exmo. Sr. 
Oswaldo Borges da Costa Filho 
Diretor-Presidente da Codemig 
Sr. Diretor, 
tomei conhecimento por meio do blog do Governador Antonio Anastasia, em http://blogdoantonioanastasia.wordpress.com/2012/03/13/governo-de-minas-iepha-conclui-restauracao-de-quadro-misterioso/, que uma obra encontrada no Palace Hotel de Poços de Caldas, sobre a qual não existem informações sobre autoria ou data, foi restaurada e devolvida à Codemig. Embora a Codemig seja proprietária do Palace Hotel, local onde foi encontrada a obra, na mais justo do que devolvê-la à cidade. 
Muitas são as possibilidades de exposição da obra -o próprio Palace Hotel, o histórico prédio da Prefeitura, entre outros- inclusive destacando a restauração e as curiosidades apontadas no texto da Agência Minas, que informa que o "órgão ainda não definiu a destinação da tela". 
Tenho certeza que devolvendo a obra a Poços de Caldas, a Codemig estará prestando um relevante serviço cultural. 

Desde já agradeço a atenção, colocando-me à disposição. 

Rubens Caruso Jr. 
Jornalista - Editor do Memória de Poços 

2 comentários:

Rafael disse...

Isso porque duvido que alguem da administração publica soubesse da existencia da tela e muito menos da sua retirada...quer dizer que poderiam ter se apropriado da obra sem maiores problemas,felizmente reconhecem o local de origem...

RUBENS CARUSO disse...

De acordo com o presidente do Condephact, o quadro já voltou ao Palace Hotel e está na suíte presidencial. Ótima notícia. E, para variar, a Codemig ignorou meu email...

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .