quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SEGREDOS DA MAÇONARIA

Esta pequena casa fica na esquina da Avenida Sen. Salgado Filho com Rua São José. Com a poda das  árvores, surgiram elementos importantes: símbolos maçônicos, notadamente o compasso, e o ano "1914". Abaixo, algumas informações obtidas sobre o imóvel, publicadas na página do Nilton Junqueira, no Facebook:

"A casa em questão pertenceu a Orlando Manhães Barreto, membro regular e ativo da Estrela Caldense, iniciado em 23/12/1911. Em 1909 o Major Luiz Loiola exerceu a Prefeitura inteirinamente por 6 meses. Nessa ocasião nomeou como Administrador do Matadouro o Sr. Orlando Manhães Barreto em substituição a Anardino Nogueira. O nome de Orlando Barreto ainda aparece como Administrador do Matadouro durante a gestão do Dr. Policarpo de Magalhães Viotti (1919/1920). Era avô do nosso querido Paulinho Barreto, Encarregado de Feiras Livres na PMPC". Luiz Roberto Judice.
  
"Orlando Manhães Barreto foi apresentado na Loja Maçônica “Estrela Caldense” em 11 de novembro de 1911, era brasileiro, casado, 33 anos, empregado público, filho legítimo de Leonardo Manhães e natural de Campos, estado do Rio de Janeiro. Orlando Manhães foi iniciado em 23 de dezembro de 1911, quando era Venerável o Ir:. Antonio Pessoa de Almeida, 1º Vigilante João Thomaz Pereira, 2º Vigilante Antonio Canhedo, Secretário Alfredo Tristão, Orador Joaquim Ferreira da Silva e Tesoureiro Alípio da Cruz. O Ir:. Orlando Manhães ocupou diversos cargos complementares na Loja, durante muitos anos. Essas informações foram compiladas através de pesquisa que fiz, e continuo fazendo, nas Atas da” Estrela Caldense” durante mais de 23 anos". Hélio Antônio Scalvi. 
  
Tratando-se de uma construção quase centenária, certamente merece mais atenção e cuidados. O Condephact poderia se manifestar, também.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

2 comentários:

Albert disse...

Te corrigindo Caruso, isso aí não é poda não. É mutilação.

AnaCristina disse...

eu ja passei em frente essa casa....mas nao tinha visto o simbolo....nao me lembro da arvore, mas lembro da casa....maravilhosa....eu estava indo passar em frente o corpo de bombeiros para meu sobrinho ver e me deparei com essa casa..linda!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .