segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CRISTO REDENTOR: IRMÃOS GÊMEOS?

O Cristo Redentor do Rio de janeiro foi inaugurado em 1931, mesmo ano do complexo Thermas, Palace Hotel e Palace Casino de Poços de Caldas, e é uma das referências mundiais do Brasil. Tem 30 metros de altura e muitos "irmãos" menos famosos espalhados pelo Brasil: são cerca de 250 deles, com medidas que chegam até 12 metros de altura. Em comum o fato de terem sido construídos pela família Papaiz, da cidade de Campinas, SP.
Cristo Redentor "original", no Rio de Janeiro  
A primeira "réplica do Cristo Redentor" foi produzida por Otaviano Papaiz. Na década de 1950 ele tinha uma marmoraria e trabalhava com arte sacra quando construiu uma estátua de 12 metros. “Não sei o que deu na cabeça dele”, diz o filho Ivo Papaiz, que era adolescente na época.
   
Alberto Andaló, então prefeito de São José do Rio Pardo, SP, gostou da imagem e decidiu comprá-la para a cidade. Papaiz tinha os moldes e a produção tornou-se um negócio, com estátuas de mesmo tamanho entregues em Serra Negra (SP), Taubaté (SP), Poços de Caldas (MG) e mais 15 cidades.
Taubaté, SP
Ivo garante que depois de 1964 houve aumento no número de pedidos, afirmando que só não tem "imagem de Cristo nas regiões em que Padre Cícero manda”. As réplicas foram enviadas para o Brasil inteiro: de Coari, no Amazonas, até Guaporé, no Rio Grande do Sul.
   Guaporé, RS
Não foi tarefa fácil fabricar as imagens. Papaiz construiu um modelo em barro, depois outro em gesso. A quantidade de peças varia de acordo com o tamanho da imagem: nas de 8 metros são 51 itens; nas de 12 metros são 141 partes. As primeiras peças (inferiores) têm formato de anel, o que deixaria a imagem oca por dentro, sendo recomendado colocar cimento ou até mesmo entulho na parte vazia até a metade do “corpo”, por razões de segurança.
Poços de Caldas, MG
Não era um empreendimento caro: o serviço dos Papaiz não ultrapassava o equivalente a cerca de 12 mil reais pela maior estátua o que, de acordo com Ivo, foi um dos fatores que mais ajudaram na popularização -os prefeitos não precisavam da autorização das Câmaras para "pequenas compras".

Depois de 2000, as encomendas foram reduzindo e Ivo credita isso à burocratização das prefeituras e o fortalecimento de outras religiões. Em 2005, ele vendeu os moldes e deixou o negócio. Fonte: Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte.
   
Mas outra história, reproduzida no site da Prefeitura de Poços de Caldas, conflita com as informações do Papaiz herdeiro da arte: "Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 m acima do nível do mar, o monumento do Cristo Redentor impressiona pelo seu tamanho e beleza, sendo o segundo maior do Brasil".
 
Será que existem outros "segundos maiores"? Até a vizinha Pouso Alegre reivindica o posto. Se as réplicas eram feitas a partir de moldes, a variação de altura pode estar nos pedestais das imagens? Quem poderá, munido de trena e escada, elucidar os mistérios: nosso Cristo é mesmo o segundo maior do Brasil? Qual a dimensão exata da imagem, do pedestal e da base? Ou estamos diante de mais um erro histórico que, repetido, virou "verdade"?
  
Veja outras obras de Papaiz: São José do Rio Preto, SP; Amparo, SP;

3 comentários:

AnaCristina disse...

mas vamos combinar: o "nosso" caldense é mais bonito! eu acho! papai noel...me aguarde...rsrsr

Rafael Ferreira disse...

Acho que se for considerar a construção que serve de base pra calcular altura,o mérito da questão teria de passar pela altitude total (incluso local onde foi ''instalado'')Pelas imagens,me parece que só o nosso e o do Rio estão localizados no alto de morros!

Mas logo logo,Varginha constrói mais uma magnifica caixa d'agua em forma de nave espacial e eclipsa os demais monumentos sul mineiros,rsrsrs...

CAV disse...

Vargem Grande do Sul tem também uma "peça" deste mesmo molde !!!! Hahahahaha !!! E os pocos Caldenses sempre cantando de galo !!!! Hahahaha !!!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .